facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Setembro de 2025
30 de Setembro de 2025

30 de Setembro de 2025, 20h:30 - A | A

PODERES / ROUBO DOS APOSENTADOS

Coronel Fernanda detona presidente da Conafer na CPMI; "é lavagem de dinheiro"

Parlamentar ressaltou que o presidente da entidade atua de forma voluntária e não deveria esperar obter recompensa pelo seu trabalho.

DO REPÓRTERMT



Durante a oitiva da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o rombo bilionário no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), nessa segunda-feira (29), a deputada federal Coronel Fernanda (PL), questionou ao presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, se ele não se envergonha do esquema de corrupção instalado na entidade.

A Conafer é uma das entidades com mais descontos nas mensalidades dos aposentados. Conforme a Polícia Federal, esses descontos eram ilegais e não tinham autorização dos pensionistas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entre 2019 e 2024, a Conafer registrou um aumento de mais de 790 vezes nos descontos nos proventos de aposentados e pensionistas do INSS, alcançando um valor acumulado de R$ 688 milhões.

LEIA MAIS - CPMI do INSS decreta a prisão do presidente da Conafer

“O senhor não tem vergonha? O senhor não se sente constrangido? Depois que foi mostrado aqui para o Brasil que o senhor criou uma teia da sua família para prestar serviço diretamente para Conafer, onde o senhor mesmo é o presidente?”, questionou a deputada em sua intervenção.

“Se o senhor se colocou como presidente de uma confederação, o senhor foi voluntário para isso. E quando o senhor é voluntário para essa função, o senhor tem que se dedicar a ela sem querer receber nada em troca. E pelo contrário, o senhor, a sua família e todos os seus amigos em particular, estão recebendo milhões. Em contrapartida, pessoas que a Conafer prejudicou sequer estão recebendo o retorno do dinheiro que a Conafer descontou indevidamente”, acrescentou.

Na mesma oitiva, que avançou pela madrugada, Carlos Roberto Ferreira Lopes acabou sendo preso pela acusação de falso testemunho, por ordem do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). O entendimento de Viana foi de que o presidente da Conafer ocultou informações e tentou convencer os parlamentares de que a operação era regular.

LEIA MAIS - Coronel Fernanda condena regalias para o careca do INSS; "mulher que passou batom na estátua ficou na Colmeia"

“Ele mentiu deliberadamente à CPMI. Ele tentou de todas as maneiras nos convencer de que se tratava de uma operação perfeitamente legal e correta. Não é, nós sabemos muito bem que isso é lavagem de dinheiro, dinheiro dos aposentados”, disse o presidente da comissão após a determinação da prisão.

O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), disse que pedirá a prisão preventiva de Lopes ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde um processo sobre o caso tramita com a relatoria do ministro André Mendonça. Os parlamentares entendem que há risco de fuga e de que o dinheiro não seja encontrado para ressarcir os cofres públicos.

 

 

(Com informações da Agência Senado e do portal Terra)

Comente esta notícia