facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Setembro de 2025
30 de Setembro de 2025

30 de Setembro de 2025, 07h:30 - A | A

PODERES / BANDIDOLATRIA

Assis critica STJ por soltura de Oruam: “É um golpe contra o cidadão de bem”

Para o parlamentar, a medida representa “um enfraquecimento da Justiça e uma afronta direta à sociedade brasileira”.

DO REPÓRTERMT



O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) criticou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu liberdade provisória ao rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, filho de Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado como um dos líderes de uma facção criminosa. Para o parlamentar, a medida representa “um enfraquecimento da Justiça e uma afronta direta à sociedade brasileira”.

“O Brasil, mais uma vez, assiste à desmoralização do Estado diante da criminalidade organizada. Soltar alguém acusado de tráfico de drogas e tentativa de homicídio, com o histórico e o peso simbólico que esse caso carrega, é um golpe contra o cidadão de bem e contra nossas forças de segurança, que diariamente arriscam suas vidas para combater o crime”, afirmou Assis.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o deputado, a decisão do STJ não enfraquece apenas as polícias, mas todo o aparato estatal.

“Quando a Justiça age dessa forma, ela envia a mensagem de que criminosos influentes estão acima da lei. Isso não é apenas injusto, é perigoso. É a sinalização de que a criminalidade tem espaço para crescer, ganhar força e até prestígio social. Estamos diante de um processo de mexicanização da violência, e não podemos aceitar isso no Brasil”, alertou.

Leia mais - STJ dá liminar e manda soltar Oruam

O parlamentar destacou que Oruam, não é um artista, mas um ícone da “bandidolatria”, uma contracultura que glamouriza a violência e empodera facções criminosas.

“Ele não representa música, arte ou cultura. Representa a idolatria ao crime, à desordem social e à violência que corrói os sonhos da juventude brasileira. Essa influência nefasta atinge especialmente jovens em comunidades carentes, que acabam seduzidos por uma falsa ideia de prestígio e poder vinculada ao crime”, criticou.

Assis concluiu chamando a sociedade a se engajar na luta contra a idolatria ao crime: “Não podemos permitir que o Brasil se renda à lógica das facções. É hora de resistência, de união e de coragem para enfrentar essa contracultura que só destrói famílias e comunidades.”

Prisão
Oruam estava preso desde o dia 22 de julho deste ano na unidade prisional Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, no Rio de Janeiro. A prisão ocorreu após o filho de Marcinho VP se envolver em um confronto com policiais civis.

Na ocasião, o rapper arremessou pedras nos policiais que foram até sua casa cumprir um mandado de busca e apreensão. Por conta do ataque, Oruam foi acusado de dupla tentativa de homicídio.

Depois de quase dois meses na unidade prisional, ele foi solto, nesta segunda-feira (29), em cumprimento à decisão de liberdade provisória proferida pelo STJ.

Comente esta notícia