facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 29 de Setembro de 2025
29 de Setembro de 2025

29 de Setembro de 2025, 14h:55 - A | A

PODERES / MINIRREFORMA NO ALENCASTRO

Abilio propõe criação de Secretaria de Trabalho e fusão de outras pastas

O projeto de lei também extingue o cargo de Secretário Chefe de Gabinete do Prefeito, antes ocupado por Willian Leite de Campos.

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), encaminhou à Câmara municipal um projeto de lei complementar que traz novas mudanças à gestão, como a criação de mais uma secretaria, a de Trabalho e Emprego.

LEIA MAIS: Abilio une secretarias de Educação, Esporte e Cultura para otimizar recursos

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Abilio une outras três secretarias e vai demitir 60 servidores

Conforme Abilio, toda a reestruturação será feita por meio de remanejamento interno, sem qualquer aumento de despesa para os cofres públicos.

O projeto do Executivo estabelece que a nova Secretaria de Trabalho e Emprego ficará vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, que tem o “supersecretário” Fernando Medeiros no comando.

A proposta, que será avaliada pelos vereadores, também traz a união da Secretaria de Planejamento com a pasta de Assuntos Estratégicos, formando a Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, que caso aprovada, será comandada por Nilvado de Almeida Carvalho e Murilo Bianchini.

Já a pasta de Assuntos Estratégicos, atualmente comandada por Bianchini, será extinta.

Não haverá qualquer aumento de despesas ou criação de cargos, de forma que a alteração será apenas e tão somente para remanejar e fundir as referidas secretarias”, justificou o prefeito.

O projeto de lei também extingue o cargo de Secretário Chefe de Gabinete do Prefeito, antes ocupado por Willian Leite de Campos.

Abilio reforçou que a proposta tem como objetivo garantir maior eficiência administrativa sem comprometer os recursos do município. “Estamos reorganizando a estrutura para dar mais eficiência à gestão, sem criar novas despesas para a cidade. É um ajuste necessário para atender às demandas atuais de Cuiabá, mas feito com responsabilidade e dentro da legalidade”, afirmou.

A proposta já foi analisada pela Procuradoria-Geral do Município e será submetida à apreciação dos vereadores nos próximos dias. Caso aprovada, entrará em vigor imediatamente após sanção do Executivo.

LEIA MAIS: Câmara de Cuiabá aprova projeto que transfere orçamentos para viabilizar união de secretarias

Comente esta notícia

Gina 29/09/2025

Para que criar Secretaria de Trabalho se já está contemplada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho......

positivo
0
negativo
0

1 comentários