facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 29 de Setembro de 2025
29 de Setembro de 2025

29 de Setembro de 2025, 12h:13 - A | A

PAPO RETO / INDICADO POR DILMA

Ministro Edson Fachin assume presidência do STF nesta segunda

DO REPÓRTERMT



O ministro Edson Fachin assume, nesta segunda-feira (29), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso, que esteve à frente da Corte pelos últimos dois anos. O ministro Alexandre de Moraes será o vice.

Fachin, que tem 67 anos, foi indicado para o cargo pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2015. Discreto, é um dos poucos ministros que não costuma conceder entrevistas à imprensa, deixando para fazer suas manifestações nos seus votos.

Considerado como alinhado ideologicamente à esquerda, Fachin foi o relator da Lava Jato no STF após o falecimento do ministro Teori Zavascki. Apesar do apoio inicial ao processo, conduzido pelo então juiz Sergio Moro, foi Fachin quem anulou as decisões da Justiça Federal de Curitiba, permitindo que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse considerado elegível e participasse da eleição presidencial de 2022, da qual saiu vitorioso.

A cerimônia de posse será realizada a partir das 16h (horário de Brasília), no plenário do STF. São esperadas as participações do presidente Lula, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Fachin também se torna o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que administrativo do Poder Judiciário. Ele fica no cargo até 2027.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia