Cuiabá, 23 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
23 de Outubro de 2026

29 de Julho de 2026, 20h:28 - A | A

POLÍTICA / PERCENT BRASIL

Coronel Fernanda, Coronel Assis, Juarez Costa e Irajá Lacerda despontam na frente por vagas na Câmara Federal

Amostragem da Percent Brasil indica liderança da deputada do PL na modalidade espontânea.

Reprodução

Coronel Fernanda, Coronel Assis, Juarez Costa e Irajá Lacerda foram os mais lembrados pelos eleitores na pesquisa da Percent Brasil

Coronel Fernanda, Coronel Assis, Juarez Costa e Irajá Lacerda foram os mais lembrados pelos eleitores na pesquisa da Percent Brasil

ANA JÁCOMO
DO REPÓRTERMT



Pesquisa do instituto Percent Brasil divulgada hoje (29) demonstra a preferência do eleitorado de Mato Grosso na disputa pelas oito cadeiras do Estado na Câmara dos Deputados. Na amostragem espontânea, a deputada federal Coronel Fernanda (PL) lidera as intenções de voto, acumulando 4,6% pontos.

Na sequência, o deputado federal Coronel Assis (PL) aparece com 3,1%, seguido de perto pelo também deputado federal Juarez Costa (Republicanos), que registra 3,0% da preferência popular.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

O levantamento mostra em quarto colocado o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda (PSD), que marca 2,7%. A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) soma 2,5%, figurando à frente do deputado federal Emanuelzinho (PSD), lembrado por 2,2% dos entrevistados, e do ex-ministro da Agricultura, Neri Geller (Podemos), que atinge 2,0%.

A lista dos pré-candidatos mais citados traz ainda o deputado federal Fábio Garcia (União) com 1,8%, a suplente Gisela Simona (União) com 1,5%, a ex-primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes (União), com 1,3%, e Nelma de Carvalho (PSD) com 1,1%.

Com 1,0% das intenções aparecem empatados Gilberto Mello (PL), o deputado federal Nelson Barbudo (Podemos) e o ex-deputado Nilson Leitão (PP).

Apesar da lembrança das lideranças políticas, a maioria esmagadora da população ainda não definiu o voto para o Congresso Nacional. O grupo de eleitores indecisos representa 59,7% do total pesquisado, enquanto 1,6% declarou intenção de votar em branco ou anular a citação. Outros 1,0% optaram por não responder.

A pesquisa ouviu 1.200 moradores presencialmente em seus domicílios entre os dias 23 e 27 de julho. O levantamento possui margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%, e encontra-se registrado na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-00822/2026 e MT-02251/2026.

Reprodução

federal percent

 

Comente esta notícia