MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
O governador Pedro Taques encaminhou requerimento ao procurador-geral de Justiça do Estado, Mauro Curvo, pedindo a suspeição do promotor Mauro Zaque e a suspensão de todos os processos que ele atua e que investigam membros de seu Governo.
O argumento usado pelo governador é que o promotor é suspeito para atuar em qualquer investigação que envolva seu nome ou de seus secretários de Governo, devido à postura acusatória de Zaque à sua gestão, desde que denunciou um esquema de escutas telefônicas clandestinas.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Tendo em vista que o Excelentíssimo Promotor de Justiça MAURO ZAQUE DE JESUS atuou como Secretário de Estado do governo estadual vigente e, ainda, depois de sua saída/exoneração e de alguns fatos notórios, passou a nutrir e demonstrar escancarada animosidade para com o Requerente por intermédio de atos diretos ou indiretos - por meio da sua equipe de governo -, o objeto do presente requerimento é o reconhecimento de impedimento e/ou, subsidiariamente, suspeição dele para conduzir investigações (como inquéritos civis públicos), processar, manifestar-se, ou de qualquer modo atuar, em todos os processos administrativos e judiciais nos quais figurem como parte ou interessado o Requerente e os Secretários de Estado”, diz trecho do documento.
Se o pedido for acatado devem ser suspensos os inquéritos civis públicos contra os secretários de Infraestrutura, Marcelo Duarte e Comunicação Kleber Lima. O MPE pediu, inclusive, o afastamento de Kleber Lima, baseado em denúncia de assedio sexual e moral contra servidores do Gcom.
“Pelo exposto, requer-se o conhecimento do presente requerimento, a fim de que, após a oitiva do interessado, declare-se o impedimento ou, subsidiariamente, a suspeição do Excelentíssimo Promotor de Justiça MAURO ZAQUE DE JESUS, de modo que ele se abstenha de investigar, processar, manifestar-se, julgar ou de qualquer modo atuar, em todos os processos administrativos e judiciais nos quais figure, como parte ou interessado, o Requerente e os Secretários de Estado, bem como, de forma objetiva, ainda que tais agentes políticos formalmente não sejam investigados, para investigar qualquer ato do Poder Executivo Estadual praticado a partir de 1°.01.2015”, ressalta.
No documentoTaques aponta que a medida é uma forma de manter a isonomia do Ministério Público, já que o Supremo Tribunal Federal julgou em 2016, que os membros do MP não podem ocupar cargos públicos fora do âmbito da instituição, salvo as funções de magistério, determinando a exoneração de todos os ocupantes de cargos em desconformidade.
“Nesse fluxo de raciocínio, se a simples possibilidade de um membro do Ministério Público porventura vir a ocupar certa Secretaria de Estado já representa violação à independência funcional e, ainda, à independência dos poderes, gerando dúvidas sobre a possível motivação política do agente ministerial - favoráve l ou contrária a determinado sujeito político -, por maior razão se deve reconhecer que, no presente caso, paira sobre o Excelentíssimo Promotor de Justiça MAURO ZAQUE DE JESUS impedimento de ordem constitucional, de natureza absoluta, para investi gar, processar, manifestar-se, ou de qualquer modo atuar, em todos os processos administrativos e judiciais nos quais figure o Requerente e algum Secretário de Estado - equipe de governo - como parte ou interessado. Esse impedimento, dada sua natureza eminentemente objetiva, milita em benefício não só da própria isenção e legitimidade da atuação ministerial, mas também da própria imagem institucional”, argumentou.
Teka Almeida 08/09/2017
O PT ao qual me refiro não é partido, P = Pedro - T = Taques. Entendeu??!!! Muitos leitores usam essa sigla, e acredite ele adora.
Leda 08/09/2017
Que neura é essa com PT, nao vi nda ai sobre o partido, mas sim o governo com nedo de descobertas desagradaveis e pedindo para substituir Mauro zaque, agora vi. Quanto parte da populaçai tem dificil entendimento.
Teka Almeida 08/09/2017
Se a Procuradoria Geral de Justiça e Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso aceitar a solicitação que o PT fez, podem ter certeza que algo tem. O Dr. promotor Mauro Zaque já mostrou e comprovou que até agora não mentiu nem fraudou nenhum protocolo, muito pelo contrário, a própria investigação do governo mostrou que foi na Casa Civil que houve a fraude, isso o PT não propaga, pois comprometeria seu secretariado. É PT, ontem no desfile na Arena Pantanal sentiu o desprezo da população com o seu (des)governo. Em 2018 vai sentir ainda mais.
CELIA 07/09/2017
PRIMEIRO: QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME; SEGUNDO: JUSTAMENTE POR SER DO MPE, ELE ESTÁ LEGITIMADO A FISCALIZAR, MUITO EMBORA TENHA SIDO SECRETÁRIO, ELE ESTÁ APENAS CUMPRINDO A LEI, DE NÃO PERMANECER NO CARGO E TAMBÉM TEM DEVER LEGAL DE AGIR QUANDO VÊ ALGO ERRADO, ILEGAL. CHEGA DE ARGUMENTOS TAIS COMO, É MEU DESAFETO, ESTÁ ME PERSEGUINDO, ESTÁ FICANDO FEIO SR PEDRO TAQUES, TEM PROVAS CONCRETAS, PARA DE SUBESTIMAR O POVO MATOGROSSENSE.
4 comentários