facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Setembro de 2025
25 de Setembro de 2025

25 de Setembro de 2025, 07h:00 - A | A

PODERES / APÓS 11 ANOS

Pedro Taques é inocentado por suposto "Caixa 2" nas eleições de 2014

Ministério Público Eleitoral apontou falta de provas contra o ex-governador

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O juiz eleitoral Alexandre Paulichi Chiovitti confirmou o arquivamento de um inquérito policial que investigava a possível prática de Caixa 2 cometida pelo ex-governador Pedro Taques, nas eleições de 2014. A medida foi tomada pelo Ministério Público Eleitoral e o inquiérito deve ser arquivado em um prazo de 30 dias.

Na sentença, proferida nessa quarta-feira (24), o magistrado destacou que o arquivamento do inquérito ocorre por falta de elementos mínimos necessários para o ajuizamento de uma ação penal. Além disso, não existe hipótese para novas investigações.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Argui o representante do Ministério Público Eleitoral que 'conforme relatório final apresentado pela Autoridade Policial, por qualquer vértice que se encare os fatos contidos no presente caderno, não se abstrai dos autos elementos mínimos necessários ao ajuizamento de uma próspera ação penal, tampouco se vislumbrando, neste momento, outras diligências que possam auxiliar nas investigações”, disse o juiz eleitoral.

Alexandre Paulichi Chiovitti ressaltou ainda na sentença que a decisão de arquivamento é de responsabilidade do Ministério Público Eleitoral e que não há necessidade de homologação judicial.

Sendo assim, o magistrado apenas autorizou o cartório a proceder com o arquivamento definitivo.

Nas eleições de 2014, Pedro Taques foi eleito governador do Estado com 833.788 votos, o que equivale a 57,25% dos votos válidos.

Comente esta notícia