facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Julho de 2024
15 de Julho de 2024

14 de Outubro de 2017, 12h:04 - A | A

PODERES / AÇÃO NO STF

Advogado de Goiás pede afastamento de Maggi e 2 senadores de MT

O relator do processo será o ministro Edson Fachin, que recebeu as informações da petição do advogado goiano na sexta-feira (13).

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O advogado Geraldo Francisco de Caninde Lobo, de Goiás, pediu o afastamento do cargo do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e dos senadores Cidinho Santos e Wellington Fagundes, ambos do PR, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 42 senadores também estão na ação, protocolada no último dia 9 de outubro.

O relator do processo será o ministro Edson Fachin, que recebeu as informações da petição do advogado goiano na sexta-feira (13). O documento possui 65 páginas, porém, o conteúdo não foi disponibilizado no portal do STF.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Maggi e os senadores de Mato Grosso foram citados na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), em esquemas de cobrança de propina de empresários para manutenção de contratos em obras no Estado.

O ministro e Wellington Fagundes também foram citados em delações da Operação Lava Jato. Os executivos da Odebrecht, João Antônio Pacífico Ferreira e Pedro Augusto Carneiro Leão Neto, que apontaram que Maggi teria utilizado os valores pagos em propina na campanha para reeleição ao Governo do Estado, em 2006.

Conforme as delações dos executivos, Maggi e o então governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, conhecido como Zeca do PT, atual deputado federal, cobraram propina para liberar os pagamentos de crédito à Odebrecht decorrentes de obras realizadas nos Estados. O ministro teria cobrado R$ 12 milhões da empresa.

Já Fagundes, foi flagrado pela Polícia Federal em conversas telefônicas com o ex-assessor do presidente Michel Temer (PMDB), Rodrigo Rocha Loures, preso desde 3 de junho por crimes contra os cofres públicos.

Em uma das conversas “grampeadas” pela PF, o senador de Mato Grosso convida Rocha Loures para um jantar, possivelmente, com a presença do ministro do STF, Gilmar Mendes. Na conversa, gravada em 5 de maio deste ano, Wellington informou o ex-assessor de que o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, havia confirmado que a assinatura do Decreto dos Portos aconteceria na semana seguinte.

Cidinho Santos é réu na ação penal 991, por crime de responsabilidade e crimes da lei de licitação. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF). O relator do processo no STF é o ministro Edson Fachin. O parlamentar ainda é réu em quatro ações civis oriundas do caso conhecido como Máfia das Sanguessugas, que consistia na venda de ambulâncias superfaturadas.

A lista do advogado goiano também traz os senadores Aécio Neves (PSDB), recentemente afastado de suas funções por conta da Operação Lava Jato, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC) e a senadora e pecuarista Katia Abreu (PMDB), entre outros.

Confira a lista dos senadores alvos do pedido de afastamento

ACIR MARCOS GURGACZ

AECIO NEVES DA CUNHA

ALOYSIO NUNES FERREIRA FILHO

ANTONIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA

BENEDITO DE LIRA

BLAIRO BORGES MAGGI

CARLOS EDUARDO DE SOUZA BRAGA

CASSIO RODRIGUES DA CUNHA LIMA

CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO

DALIRIO JOSE BEBER

DARIO ELIAS BERGER

DAVID SAMUEL ALCOLUMBRE TOBELEM

EDISON LOBAO

EDUARDO ALVES DO AMORIM

EUNICIO LOPES DE OLIVEIRA

FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO

FERNANDO BEZERRA DE SOUZA COELHO FILHO

GLADSON DE LIMA CAMELI

GLEISI HELENA HOFFMANN

HUMBERTO SERGIO COSTA LIMA

IVO NARCISO CASSOL

JADER FONTENELLE BARBALHO

JORGE NEY VIANA MACEDO NEVES

JOSE AGRIPINO MAIA

JOSE APARECIDO DOS SANTOS

JOSE BARROSO PIMENTEL

JOSE PERRELLA DE OLIVEIRA COSTA

JOSE SERRA

KATIA REGINA DE ABREU

LIDICE DA MATA E SOUZA

LUIZ LINDBERGH FARIAS FILHO

MARIA DO CARMO ALVES DURANS

MARTA TERESA SUPLICY

OMAR JOSE ABDEL AZIZ

PAULO ROBERTO GALVAO DA ROCHA

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS

RICARDO DE REZENDE FERRACO

ROMARIO DE SOUZA FARIA

ROMERO JUCÁ FILHO

SERGIO DE OLIVEIRA CUNHA

TELMÁRIO MOTA DE OLIVEIRA

VALDIR RAUPP DE MATOS

VANESSA GRAZZIOTIN

VICENTE ALVES DE OLIVEIRA

WELLINGTON ANTONIO FAGUNDES

Comente esta notícia