facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Maio de 2024
26 de Maio de 2024

09 de Setembro de 2010, 15h:43 - A | A

POLÍTICA /

Senado: Abicalil e Antero brigam por 2ª vaga; Maggi lidera com folga



Da Redação - Pollyana Araújo

Uma das duas vagas do Senado deve ser ocupadapelo ex-governador Blairo Maggi (PR), que vem liderando as pesquisas desde o início da campanha eleitoral e, mais do que isso, tem apontado frequente crescimento. Levantamento realizado pelo Instituto Gazeta Dados entre os últimos dias 14 e 16 de agosto mostra o líder republicano na liderança com 74% das intenções de voto.

Já a segunda cadeira ainda não tem favorito definido. O tucano Antero Paes de Barros e Carlos Abicalil (PT) aparecem tecnicamente empatados, lembrando que a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Conforme reportagem divulgada nesta quinta-feira (9) pelo jornal A Gazeta, a segunda colocação vinha sendo ocupada por Antero e agora pertence a Abicalil.

O tucano estava com 29% das intenções de voto e agora reúne 26%, 3 pontos percentuais a menos. Já o petista que tinha 21%, surge com 28%, 7 pontos percentuais de crescimento.

É considerável a performance do candidato Pedro Taques (PDT) que, em 17 dias, saltou de 9% para 17%, 8 pontos de aumento nas intenções de voto. Esta pesquisa já contabiliza os reflexos das primeiras duas semanas do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, mas não reproduz os efeitos do debate acirrado entre Antero e Abicalil, iniciado no final de semana.

Disputando pelo DEM, Jorge Yanai, é o quinto colocado com 4%. O Procurador Mauro (PSOL) também obteve 4%, enquanto Naildo Lopes (PV) não pontuou. Para chegar a este resultado, o Gazeta Dados ouviu mil pessoas de 40 municípios. A pesquisa está registrada no TRE/MT sob o número 31.973/2010.

Rejeição

Pedro Taques e Jorge Yanai apresentam-se como os candidatos menos rejeitados com 3% das indicações dos entrevistados pelo Gazeta Dados. Depois surge o Procurador Mauro, com 4%. Maggi e Abicalil, 5%. Naildo obteve 7% e Antero detém 8%.

Enquanto 45% dos mil entrevistados preferiram não opinar, 20% declararam voto branco ou nulo. Daqueles que responderam às perguntas do instituto, 52% são homens; 70% possuem o ensino fundamental; 73% ganham até 5 salários mínimos; 64% pertencem à Igreja Católica e 29% afirmam ter mais de 45 anos.

Presidente

Candidata do PT, Dilma Roussef, cresceu 7 pontos percentuais entre as duas rodadas do Gazeta Dados e seria vencedora em Mato Grosso com 51% dos votos. Na pesquisa anterior, ela tinha 44%.

Já José Serra (PSDB) repete no Estado, o que vem sendo registrado no restante do país. De 33%, ele caiu para 30%. Marina Silva (PV) também recuou de 8% para 6%. O número de indecisos permanece em 11%, mas a somatória de brancos e nulos recuou de 4% a 2%.

Comente esta notícia