facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Maio de 2025
05 de Maio de 2025

17 de Agosto de 2024, 09h:13 - A | A

POLÍCIA / TRAGÉDIA EM MT

Perícia encontra caixa-preta de avião que caiu em Apiacás e matou cinco pessoas

O equipamento será entregue para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Força Aérea Brasileira.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



A perícia, que investiga a queda de um avião que matou cinco pessoas em Apiacás, no interior de Mato Grosso, encontrou a caixa-preta da aeronave nessa sexta-feira (16). O equipamento será entregue ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Força Aérea Brasileira, que chegou ao município ainda na sexta para coletar os destroços do bimotor King Air.

Morreram no acidente o empresário Arni Alberto Spiering, os netos João Marcos Trojan Spiering e Arni Alberto Spiering Benez, o piloto Helder de Souza, e o gerente comercial Ademar de Oliveira. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

É na caixa-preta que podem estar informações que auxiliem o trabalho pericial para identificar as causas do acidente, porém, para que isso aconteça, ela precisa estar em boas condições, situação que será analisada pela Seripa. Neste caso, ele precisa estar intacto.

Leia mais - Seripa chega em Apiacás para investigar causa de queda de avião e resgatar fragmentos de ossos e tecido biológico

De acordo com a polícia, os peritos começaram os trabalhos para a retirada dos corpos no início da noite de quinta-feira (15) e só finalizaram na manhã de sexta. Devido ao estado da aeronave e às circunstâncias do acidente, só foi possível retirar fragmentos de ossos e biológicos humanos. Ainda segundo a delegada de Apiacás, Paula Meira Barbosa, a dificuldade no trabalho de remoção se deve ao estado em que se encontravam os corpos, que se fundiram aos destroços da aeronave.

Leia mais - Testemunhas relatam que avião de empresário caiu "em parafuso" em Apiacás

Até o momento, a informação preliminar repassada pelas equipes policiais é de que as cinco vítimas que morreram na tragédia seriam o empresário Arni Alberto Spiering, de 69 anos, e seus netos Arni Alberto Spiering Benez e João Marcos Trojan Spiering, o piloto da aeronave, identificado como Helder de Souza, de 44 anos, e o gerente comercial e diretor da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Ademar de Oliveira de Júnior.

O caso

O avião de pequeno porte, bimotor modelo King Air, caiu em uma propriedade rural na manhã de quinta-feira (15) em Apiacás (a cerca de 1.005 km de Cuiabá), na região do Rio Teles Pires. A aeronave tinha capacidade para oito pessoas, mas era ocupada apenas por cinco. Todos morreram no acidente.

Comente esta notícia