facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Outubro de 2025
03 de Outubro de 2025

03 de Outubro de 2025, 10h:27 - A | A

POLÍCIA / ESCÂNDALO NO JUDICIÁRIO

Lobista de MT envolvido em esquema de venda de sentenças é novamente alvo da PF

O escândalo de venda de sentenças veio à tona após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá, em dezembro de 2023.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A Polícia Federal cumpre mais uma etapa da Operação Sisamnes nessa sexta-feira (03), em Primavera do Leste. O alvo é o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, acusado de envolvimento em um esquema de venda de sentenças em vários tribunais do país, inclusive no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O escândalo veio à tona após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá, em dezembro de 2023. A polícia apreendeu o telefone celular dele e a partir da extração das conversas, foi possível identificar a existência de um complexo esquema de venda de sentenças que envolvia até mesmo desembargadores do TJMT. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho estão afastados da Corte desde agosto de 2024.

LEIA MAIS - Lobista envolvido em venda de sentenças é transferido da PCE para presídio federal em Brasília

Andreson foi preso em uma das fases Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal, em novembro do ano passado. Ele chegou a ficar preso em uma ala de segurança máxima na Penitenciária Central do Estado (PCE), mas acabou sendo transferido para a Penitenciária Federal de Brasília, unidade de segurança máxima.

Em julho, ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, do lobista devido a problemas de saúde, que fizeram ele perder 30 kg na cadeia. 

LEIA MAIS: STF: Zanin manda soltar lobista preso por suspeitas de corromper assessores do STJ

Fotos de lobista de MT libertado por Zanin chocam

 

Comente esta notícia