Cuiabá, 22 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
22 de Outubro de 2026

22 de Outubro de 2026, 15h:36 - A | A

CIDADES / 170 METROS

Governo abre licitação para túnel do Portão do Inferno e marca disputa para janeiro

Concorrência prevê projetos e construção de túnel em via dupla, com acostamento e pavimento de concreto; sessão será em 28 de janeiro de 2027

Divulgação

Licitação prevê intervenção no Portão do Inferno, na estrada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Licitação prevê intervenção no Portão do Inferno, na estrada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso publicou a abertura da licitação para construir o túnel do Portão do Inferno, na estrada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A disputa entre as empresas está marcada para 28 de janeiro de 2027, às 9h, no horário de Cuiabá.

O aviso foi publicado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) no Diário Oficial desta quinta-feira (22), um dia depois de o governador Otaviano Pivetta anunciar que determinou o início dos procedimentos para viabilizar a obra.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

A contratação prevê a elaboração dos projetos básico e executivo e a construção de um túnel em via dupla, com acostamento e pavimento de concreto. O objeto identifica um segmento de 513 metros da MT-020/MT-251, na região do Portão do Inferno, na divisa dos dois municípios.

O valor refêrencia é de R$ 72,5 milhões.

A Concorrência Pública Eletrônica nº 129/2026 será realizada pelo sistema de aquisições do Estado. O prazo para envio das propostas e dos documentos de habilitação termina às 8h30 de 28 de janeiro, meia hora antes da abertura da disputa.

Segundo o comunicado, o edital seria disponibilizado a partir das 14h desta quinta-feira, nos portais da Sinfra e de aquisições estaduais.

Na quarta-feira (21), Pivetta afirmou que pretende construir o túnel e duplicar de ponta a ponta a estrada de Chapada. Também declarou que recorrerá à Justiça caso o Ibama impeça as intervenções.

LEIA MAIS:Pivetta anuncia túnel e duplicação de ponta a ponta da estrada de Chapada; se Ibama embargar, irá à Justiça

O aviso publicado nesta quinta trata especificamente da contratação do túnel e de seus projetos. A duplicação integral da ligação entre Cuiabá e Chapada não está incluída nesse objeto.

A abertura da concorrência ainda não define a empresa responsável nem autoriza o início dos trabalhos. O documento também não comprova a obtenção das autorizações ambientais necessárias.

Comente esta notícia