facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Setembro de 2025
01 de Setembro de 2025

01 de Setembro de 2025, 12h:37 - A | A

PODERES / ESTRADA DE CHAPADA

Secretário da Sinfra: Projeto do túnel no Portão do Inferno será apresentado em outubro

Secretário Marcelo de Oliveira estima que obra deve começar no próximo ano

VANESSA MORENO
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



O Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra), Marcelo de Oliveira, disse que o projeto do túnel que será construído no Portão do Inferno está em fase de análise e deverá ser apresentado à população em outubro. Anunciada em junho, essa foi a solução encontrada para o risco de desmoronamento na região, que fica na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá).

“Estamos trabalhando no projeto para apresentar à população. É um túnel que nós estamos trabalhando”, disse o secretário.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Eu espero que dentro deste mês de outubro o projeto fique pronto, as análises fiquem prontas, todos os ensaios fiquem prontos pra que a gente possa fechar o orçamento pra colocar em procedimento licitatório”, acrescentou.

LEIA MAIS: Governo decide construir túnel no Portão do Inferno

A busca de solução para a estrada de Chapada teve início após o registro de desprendimentos rochosos e quedas de blocos ocorridos em dezembro de 2023. De acordo com Marcelo de Oliveira, a ideia inicial, que previa um retaludamento, ou seja, o corte do paredão que fica em frente ao Portão do Inferno, não pôde ser executada devido a exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Marcelo explicou que somente após a obra ter sido liberada tanto pelo Ibama, quanto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é que foi possível realizar uma sondagem no topo do paredão. Neste momento é que foi constatado que, após o retaludamento, seria preciso um jato de concreto e uma manta para segurar os taludes, fato que fez o Ibama barrar a obra. 

“Nessa hora, nesse momento, ficou inviável continuar com o projeto do retaludamento”, afirmou Marcelo Oliveira.

Antes da chegada ao topo do paredão, o Governo do Estado executou a fase de preparo para a obra, incluindo o resgate arqueológico e resgate da fauna e da flora no local. Segundo o secretário, o gasto foi de cerca de R$7 milhões.

Agora, com o martelo batido em relação ao túnel, Marcelo de Oliveira estima que as obras devem começar no próximo ano, considerando o tempo de aprovação do projeto, o processo licitatório e a passagem do período chuvoso.

Ainda não há estimativa de quanto o investimento irá custar aos cofres públicos.

Ainda em relação ao acesso à Chapada dos Guimarães, o secretário de Infraestrutura adiantou que a obra da estrada na região da Mata Fria, que também liga Cuiabá ao município vizinho, deve ficar pronta até o final deste ano.

Já quanto à MT-030, nova rota que promete reduzir a distância entre as duas cidades, o secretário afirmou que se trata de um problema que segue sendo estudado. Segundo ele, após 20 km na nova estrada, partindo de Cuiabá, é preciso enfrentar cerca de 400 metros de altura, circunstância que encarece a obra, pois exige a construção de viadutos ou túneis.

Veja vídeo:

Comente esta notícia