REPÓRTER MT
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar a partir desta terça-feira (02) a julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus em um processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado.
A Turma é presidida pelo ministro Cristiano Zanin e o primeiro a votar será o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes.
Após o voto de Moraes, a palavra será do ministro Flávio Dino. Na sequência, votará o ministro Luiz Fux.
Em seguida, será a vez da ministra Cármen Lúcia e, então, o julgamento será concluído por Zanin.
Os dias reservados para o julgamento são 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h. Também está prevista uma sessão extraordinária no dia 12, das 14h às 19h, além de sessões ordinárias nos dias 2 e 9, no mesmo horário vespertino.
Além de Bolsonaro, serão julgados Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Neto.
Eles respondem por Organização criminosa armada; Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima (com exceção de Ramagem); e Deterioração de patrimônio tombado (com exceção de Ramagem).