facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Novembro de 2025
03 de Novembro de 2025

03 de Novembro de 2025, 07h:40 - A | A

POLÍCIA / VEJA O VÍDEO

Três marmanjos são presos soltando pipas com linha mais cortante que cerol em Várzea Grande

Eles usavam linha chilena. Os três foram encaminhados à Central de Flagrantes.

THIAGO NOVAES
DO REPÓRTERMT



Três homens, de 20, 26 e 29 anos, foram detidos pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG) na tarde desse domingo (2) após serem flagrados utilizando linha chilena para soltar pipas no bairro Parque Paiaguás, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

A equipe realizava rondas pela região durante a fiscalização na Operação Céu Azul, quando percebeu a movimentação de pipas no céu. A rua é bastante movimentada e com presença de crianças, ciclistas e pedestres, o que aumenta o risco de acidentes devido ao uso do material cortante. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A linha chilena é um fio de pipa fabricado industrialmente e ainda mais cortante que o cerol tradicional.

Ao chegarem ao local, um dos homens tentou se esconder em uma área de mata, mas foi alcançado e abordado pelos agentes. Durante a revista, foram encontradas linhas chilenas, diversas pipas e motocicletas utilizadas pelo grupo.

Os três foram encaminhados à Central de Flagrantes, onde ficaram à disposição do delegado de plantão.

O uso de linha chilena e cerol é proibido por lei, por representar grave risco à integridade física de pessoas e animais.

No dia 26 de outubro, uma criança de apenas nove anos morreu após ser cortada por uma linha com cerol, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. O menino estava de bicicleta quando sofreu o ferimento no pescoço. Quando a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, encontrou a vítima já sem sinais vitais.

Leia mais - Criança morre ao ser atingida por linha com cerol em Várzea Grande

Desde março de 2008, o uso de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante em linhas de pipas é proibido em Mato Grosso, sob pena de apreensão do objeto e aplicação de multa. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Veja vídeo:

Comente esta notícia

Dedo duro 03/11/2025

Foram lá né? Pode ir todo sábado, domingo.e feriado que tá lotado de soltadores de pipa e todos com cerol. Isso é notório pq da de ver disputa para derrubar pipas no ar. Inclusive ele tomam a rua impedindo transeuntes passar pelas ruas.

positivo
1
negativo
0

wesley 03/11/2025

Eu acho que deveria ter uma punição mais rígida para o uso deste material. Multa nao resolve, deveria ter apreensão do material e prisão pro dono, essas linhas causam tragedias.

positivo
1
negativo
0

Lindalva 03/11/2025

Com certeza que foram eles quem matou aquela criança em várzea grande

positivo
1
negativo
0

jorge 03/11/2025

Tem que tirar esses policiais de dentro da viatura que ficam no ar-condicionado olhando o zap e por eles parafora olhando para o céu aonde tem pipa e fiscalizar, bem como aqueles carros de som que passam por eles em alto volume e não fazem nada.

positivo
1
negativo
0

4 comentários