facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

19 de Dezembro de 2018, 19h:00 - A | A

PODERES / CORRUPÇÃO NA SEMA

MP denuncia ex-secretário e mais sete por organização criminosa

As fraudes no Cadastro Ambiental Rural foram descobertas na Operação Polygonum, da Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP).

DA REDAÇÃO



O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou à Justiça o ex-secretário de Estado de Meio Ambiente, André Luis Torres Baby, e mais sete alvos da quinta fase da Operação Polygonum, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

O grupo denunciado inclui João Dias Filho; Alan Richard Falcão Dias; Guilherme Augusto Ribeiro; Hiago Silva de Queluz; João Felipe Alves de Souza; Brunno César de Paula Caldas; e Márcio José Dias Lopes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

André Luis Torres Baby responderá pelos crimes de Constituição de Organização Criminosa no âmbito da Sema e inclusão de dados falsos em sistema informatizado.

Segundo o Ministério Público, além da denúncia, existe inquérito civil instaurado para investigar as causas dos ilícitos e sua repercussão nas áreas cível e administrativa.

O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), mandou soltar, na tarde desta quarta-feira (19), o ex-secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alexandre Torres Baby, que estava preso desde a noite de terça-feira (18), por causa da Operação Polygonum.

Prisão

O ex-secretário da Sema, André Luis Torres Baby, preso na noite de terça-feira (18) teve a prisão revogada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (19).

Baby também foi exonerado esta tarde pelo govenador Pedro Taques (PSDB) por conta do suposto envolvimento em fraudes ambientais na pasta.

A prisão do ex-secretário foi convertida em medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, e suspenção temporária de suas funções públicas, “não apenas do cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente, mas, também, de qualquer função pública, sem prejuízo de sua remuneração”.

O pedido de relaxamento da prisão foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE). O órgão argumentou que o secretário tem residência fixa e colabora com a justiça ao fornecer documentos para “auxiliar na elucidação dos fatos”. 

A operação investiga fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

De acordo com a Dema e o MPE existiam diversas formas de fraudes, sendo uma delas por deslocamento de polígonos.

Nessa modalidade, por exemplo, o engenheiro contratado pelo proprietário apresenta informações falsas para o órgão ambiental, deslocando a localização do imóvel rural desmatado para local onde há cobertura florestal. Esse procedimento é feito no sistema da Sema e a área se mostra com aparência de legalidade.

Leia mais

 

Secretário de Meio Ambiente é preso por fraudes no Cadastro Ambiental Rural

Comente esta notícia