DO REPÓRTERMT
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), foi homenageado, nesta segunda-feira (13), pelo Senado Federal com a comenda "Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa". A honraria é uma forma de reconhecer nacionalmente os avanços do Estado com relação à educação pública.
"Recebo essa honraria em nome de milhares de professores e professoras que estão todos os dias nas salas de aula alfabetizando nossas crianças com dedicação. É um mérito que divido com cada um deles, em nome de três professoras: Valdete Salazar, de Várzea Grande, Leonice Giordani, de Sorriso, e Laura Aparecida, de Guiratinga", afirmou o governador.
A comenda reconhece que Mato Grosso figurou entre os cinco estados que mais avançaram no Índice Estado Alfabetizador (IEA), elaborado por uma comissão independente com participação do Senado, MEC, Unesco, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura e outras entidades. O índice avaliou critérios como taxas de alfabetização, equidade racial e social, formação de professores e engajamento do Estado com o tema.