facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Outubro de 2025
15 de Outubro de 2025

14 de Outubro de 2025, 20h:42 - A | A

PODERES / ADICIONAL DA SAÚDE

Abílio propõe pagar insalubridade conforme tempo de serviço dos servidores

A medida será encaminhada em forma de projeto de lei à Câmara Municipal em regime de urgência

DO REPÓRTERMT



As negociações entre a Prefeitura de Cuiabá e os sindicatos da área da Saúde avançaram nesta terça-feira (14), com a apresentação de uma proposta do prefeito Abilio Brunini para o pagamento do adicional de insalubridade considerando o tempo de serviço dos servidores. A medida será encaminhada em forma de projeto de lei à Câmara Municipal em regime de urgência.

A proposta prevê que o adicional seja calculado com base na Classe A e no nível de carreira de cada trabalhador, levando em conta os anos de dedicação ao serviço público.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Abilio quer reunião emergencial com servidores da saúde para tratar do adicional de insalubridade; vídeo

Em vez de pagar só o piso A1, a gente manda um projeto de lei para a Câmara e paga também pelo tempo de serviço. Não pela formação, mas pela dedicação. Se o servidor tem 10 anos de carreira, por exemplo, o cálculo será feito sobre esses 10 anos de contribuição”, explicou Abilio.

A reunião, realizada no Palácio Alencastro, contou com a presença dos secretários municipais Marcelo Bussiki (Economia), Ana Karla Costa (Comunicação) e Ananias Filho (Governo), além de vereadores e representantes das categorias. Participaram também dirigentes do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (Sinpen), Sindicato dos Odontólogos (Sinodonto) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispumc).

O entendimento firmado foi registrado em ata e prevê que o projeto de lei seja votado ainda nesta quinta-feira (16), antes do fechamento da folha de pagamento de outubro. O Sindimed foi o primeiro a aderir à proposta, enquanto as demais entidades têm até as 20h desta quarta-feira (15) para confirmar formalmente a concordância.

Caso todas as categorias aprovem o acordo, a Prefeitura deve abrir uma nova rodada de negociações até o dia 23 de outubro para discutir medidas complementares, como a criação de um “Prêmio Saúde”, a ser pago em folha adicional de novembro. Também será avaliada a revisão das regras do benefício, incluindo o reconhecimento de atestados médicos e a criação de um banco de horas específico para os profissionais da rede.

O que estamos propondo é um caminho de equilíbrio. A cidade precisa manter suas contas em ordem, mas também reconhecer o esforço dos nossos servidores”, afirmou o prefeito.

As entidades sindicais destacaram o avanço obtido na terceira rodada de negociações e a disposição da gestão municipal em manter o diálogo para construção de soluções conjuntas.

Comente esta notícia