DO REPÓRTERMT
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande descartou o caso suspeito de sarampo em uma criança de 9 anos que reside no município. A análise foi realizada em um trabalho conjunto com as equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Os exames dessa mesma paciente haviam dado um “falso positivo”, desmentido oficialmente por essa nova bateria de testes.
Conforme as autoridades, a criança foi imunizada com a vacina tríplice viral, aplicada em 15 de julho de 2022. A menor apresentou febre, exantema (manchinhas vermelhas pelo corpo), tosse e coriza com início dos sintomas em 29 de setembro deste ano.
Os resultados de biologia molecular (PCR) não detectaram a presença do vírus do sarampo, indicando ausência de infecção ativa. Diante das análises clínicas, laboratoriais e epidemiológicas, a equipe técnica concluiu que o caso não apresenta vínculo compatível com sarampo.
A investigação também mostrou que a criança não teve histórico de viagem nos últimos 30 dias para áreas com circulação ativa do vírus, nem contato com casos suspeitos ou confirmados.