facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Outubro de 2025
15 de Outubro de 2025

14 de Outubro de 2025, 21h:24 - A | A

PODERES / COMBATE AO FEMINICÍDIO

Governador: Impunidade alimenta violência contra mulheres

Esforços do Estado ainda não diminuem feminicídios em MT

GUSTAVO CASTRO
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) criticou, nesta terça-feira (14), a sensação de impunidade que, segundo ele, estimula pessoas comuns a cometerem crimes graves, como o feminicídio. A declaração foi dada durante um evento voltado à conscientização e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, realizado em Cuiabá.

É muito frustrante para mim, cada vida de uma mulher, cada vida de um ser humano que é perdida pela violência é muito frustrante. Agora, existe no Brasil uma sensação de impunidade gigante. Existe uma sensação de impunidade que leva pessoas, como eu tenho falado algumas vezes, que nunca cometeram nenhum tipo de crime, nenhuma multa de trânsito, o cara de repente acorda, surta e resolve matar um homem ou uma mulher”, afirmou o governador.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ao ser questionado pela imprensa sobre os 41 casos de feminicídio registrados neste ano em Mato Grosso, conforme levantamento do Ministério Público Estadual (MPE), Mauro Mendes reconheceu que, apesar dos investimentos e campanhas, os resultados ainda estão aquém do esperado.

Não dá pra colocar, obviamente, um policial andando ao lado de cada mulher, mas dá pra fazer muitas campanhas e é isso que o governo está fazendo. Investindo em todas as áreas, ampliando esses investimentos e colocando em prática todas as ações que nós imaginamos fazer e até das sugestões sérias que aparecem”, disse.

Apesar dos esforços do governo estadual, os números da violência de gênero seguem elevados em várias regiões de Mato Grosso, refletindo um cenário de agressões que ainda desafia as políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres.

O evento contou com a presença do ator Malvino Salvador e da esposa dele, a lutadora Kyra Gracie, e integra a campanha “A Violência Começa Antes do Primeiro Soco”, que faz parte do programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. A ação é voltada às primeiras-damas dos municípios, secretárias municipais de Assistência Social e de Políticas para as Mulheres, além de servidoras públicas estaduais.

Comente esta notícia