DO REPÓRTERMT
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou o bloqueio de R$ 389 milhões em bens e valores pertencentes ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindnapi). A entidade tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo a decisão, não está sendo investigado no inquérito.
A determinação de Mendonça faz parte de uma investigação que apura um suposto esquema de desvio de recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pode ter movimentado até R$ 6 bilhões de forma irregular. Segundo o jornal O Globo, o bloqueio se refere a ativos e valores ligados diretamente ao sindicato.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A Polícia Federal identificou que o esquema envolvia associações que firmavam acordos de cooperação técnica (ACTs) com o INSS para cadastrar beneficiários sem autorização, utilizando assinaturas falsas. Com isso, os valores das mensalidades eram descontados diretamente dos benefícios pagos pelo instituto, desviando recursos públicos.
O inquérito segue em andamento, e as autoridades avaliam o alcance do suposto esquema, que envolve múltiplas entidades e teria causado prejuízos significativos aos cofres públicos. Até o momento, nenhum dirigente do Sindnapi está formalmente sendo investigado, exceto pelos bloqueios determinados pelo STF.