FELIPE SANTOS
DO REPÓRTERMT
Se o Cuiabá conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2026, Mato Grosso terá mais uma vaga na Copa do Brasil. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a ampliação do número de participantes de 92 para 124 clubes a partir da próxima temporada e os clubes da Série A passam a ter classificação automática para a competição do próximo ano.
Mato Grosso tem quatro vagas garantidas na Copa do Brasil e esse número pode subir para cinco. Atualmente, a equipe Auriverde está na 6ª posição da segunda divisão, bringando por uma vaga entre os quatro primeiros colocados que sobem à primeira divisão do Brasileirão.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Cuiabá bate o líder na Arena e cola no G4 da Série B
Seguindo o regulamento da CBF, as vagas estaduais da Copa do Brasil são definidas a partir da classificação final do Campeonato Estadual. Em 2025, o Nova Mutum terminou o Mato-grossense na quinta colocação, sendo o primeiro clube fora da zona de classificação direta. Caso o Cuiabá suba à Série A, o Tuiuiú herdaria a vaga aberta, tornando-se o quinto representante do estado na Copa do Brasil 2026.
Esse cenário não seria inédito: em 2020, o Cuiabá também abriu uma vaga extra ao conquistar a Copa Verde, o que permitiu a inclusão do União de Rondonópolis como quarto representante de Mato Grosso naquela temporada. Na ocasião, disputaram a Copa do Brasil: Cuiabá; Operário-VG; Luverdense e União.
O Cuiabá venceu no último domingo (12) a equipe do Coritiba por 1x0 e encostou de vez no G4 da Série B, grupo dos times que sobem pra primeira divisão. Com 59 pontos o time mato-grossense ocupa a 6º posição e está a 3 pontos do Goiás o primeiro dentro do grupo de acesso. O Cuiabá volta a campo no domingo (18) ás 17h30 [ horário de MT ] diante do Botafogo-SP em Ribeirão Preto.
Classificados de Mato Grosso para a Copa do Brasil 2026
• Primavera – Campeão Mato-grossense 2025
• Cuiabá – Vice-campeão
• Mixto – 3º colocado
• Operário-VG – 4º colocado
Em caso de acesso do Dourado à Série A, o Nova Mutum (5º colocado) completará a lista, representando o estado na Copa do Brasil 2026.