VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
Mato Grosso, Distrito Federal e outros 12 estados do país sofreram um apagão, que teve início às 23h31 dessa segunda-feira (13) e durou até 00h57 desta terça-feira (14). A interrupção da energia elétrica aconteceu devido a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná.
Por meio de nota, a concessionária Energisa informou que, ao todo, 33 cidades de Mato Grosso e 295 mil clientes da empresa foram afetados. Em Cuiabá, bairros como Santa Rosa, Verdão, Santa Isabel, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Itália, entre outros, foram atingidos pelo apagão.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação de geração e transmissão de energia elétrica no país, também informou por meio de nota que a ocorrência provocou a interrupção de 10.000 Megawatt (MW) de carga, afetando os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Assim que identificou o problema, a ONS iniciou uma ação conjunta para reestabelecer a energia e o retorno dos equipamentos ocorreu em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.
Já na região Sul, a energia voltou totalmente após 2h30.
Também na noite dessa segunda, um incêndio destruiu a empresa de reciclagem Canãa Reciclagem, localizada no bairro Jardim Ubatã, em Cuiabá. O fogo chegou a atingir fios de energia, no entanto, o apagão registrado nas proximidades da empresa não tem nenhuma relação com esta ocorrência.
LEIA MAIS: Incêndio destrói empresa de reciclagem em Cuiabá; veja vídeo
Confira a nota da Energisa:
A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 23h31, afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em 33 cidades da concessão da Energisa em Mato Grosso. Ao todo cerca de 295 mil clientes foram afetados no estado.
O fornecimento de energia foi normalizado para todos clientes impactados por volta de 00:57 (horário de MT).
Confira a nota da ONS:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que nesta terça-feira, 14 de outubro, às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC- Esquema Regional de Alívio de Carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.
Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro - Oeste foram restabelecidas. As cargas da região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação - RAP até sexta-feira, 17/10.
Juca 14/10/2025
Conversa para boi dormir.
1 comentários