DA EDITORIA
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), exonerou a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa (Novo), do cargo de secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). A saída de Vânia acontece horas depois dela ameaçar processar os vereadores da Capital por assédio político.
LEIA MAIS: VÍDEO - Secretária da Semob tem trabalho cobrado e ameaça processar vereadores por assédio político
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na quinta-feira (7), Vânia foi convidada a ir à Casa para falar sobre alguns assuntos da Pasta, mas ao ser cobrada, principalmente pela presidente Paula Calil, pela demora em prestar esclarecimentos, ela subiu o tom.
“A gente está lá cumprindo o que tem que ser cumprido para o bem social maior. Independente de político ou de demanda política, as autoridades políticas, assim como eu a sou, têm que ser respeitadas, sim. Quanto à referência a isso, a questão do assédio político também, ele tem que ser considerado”, disse Vânia durante o tempo de fala na tribuna.
“Isso aí a gente vai estar tomando medidas necessárias, porque já houve aqui um assédio político de um vereador e a gente tenta colocar panos quentes, mas, já que estamos sendo convocados para um embate, vamos para ele”, completou sem citar nomes.
Ela também negou o fato de não receber vereadores e destacou que isso caberia um processo por difamação. Logo após, Paula Calil encerrou a participação da secretária na tribuna e se defendeu afirmando que em nenhum momento faltou com respeito com a vice-prefeita.
"Não somos soldados”
Em entrevista à imprensa, a presidente da Câmara disse que, apesar de Vânia ser Coronel da Polícia Militar, os vereadores não são soldados e faz parte do trabalho ter um bom relacionamento e diálogo com as instituições.
“Nós somos representantes do povo, nós somos a voz do povo, nós vamos procurar os secretários, seja ele portador da base, seja ele da oposição, seja ele independente, nós estamos representando o povo e nós devemos ser ouvidos. É o nosso papel", disse Paula.
“Ela é militar, mas agora ela está aqui e nós da Câmara não somos soldados”, completa.
A então secretária da Semob também foi repreendida pelo próprio prefeito, que declarou que a fala dela aos vereadores foi equivocada.
LEIA MAIS: Abilio reprova postura de secretária que ameaçou processar vereadores: "Fala equivocada"
Conforme o prefeito, Vânia deve assumir novas funções, que serão anunciadas em breve.
Veja a nota da Prefeitura de Cuiabá na íntegra
A Prefeitura de Cuiabá informa que a vice-prefeita, Coronel Vânia Rosa, não ocupa mais o cargo de secretária de Mobilidade Urbana (Semob).
A decisão foi publicada na Gazeta Municipal desta sexta-feira (8). A gestão agradece o período em que a vice-prefeita comandou a pasta, que passa por reformulação.
A vice-prefeita deve assumir novas funções, que serão anunciadas em breve. Os trabalhos na Semob seguem normalmente e o novo secretário(a) será anunciado nos próximos dias.
Jose Adalberto Da Silva 08/08/2025
Lugar de Militar é no quartel
1 comentários