facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Agosto de 2025
07 de Agosto de 2025

07 de Agosto de 2025, 15h:30 - A | A

PODERES / CLIMÃO NA CÂMARA DE CUIABÁ

VÍDEO - Secretária da Semob tem trabalho cobrado e ameaça processar vereadores por assédio político

Vânia Rosa foi acusada pela presidente da Câmara, Paula Calil, de não receber os vereadores na secretaria para tratar de assuntos institucionais.

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTER MT



A visita da vice-prefeita de Cuiabá e secretária de Mobilidade Urbana (Semob), Vânia Rosa (Novo), nesta quinta-feira (7), à Câmara municipal causou um “climão” com os vereadores. Ela foi convidada a ir à Casa para falar sobre os contratos emergenciais dos serviços de radares, mas ao ser cobrada pela demora em prestar esclarecimentos Vânia ameaçou processar os parlamentares por assédio político.

Além dessa cobrança, Vânia também foi acusada pela presidente da Câmara, Paula Calil (PL), de não receber os vereadores na secretaria para tratar de assuntos institucionais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A gente está lá cumprindo o que tem que ser cumprido para o bem social maior. Independente de político ou de demanda política, as autoridades políticas, assim como eu a sou, têm que ser respeitadas, sim. Quanto à referência a isso, a questão do assédio político também, ele tem que ser considerado”, disse Vânia durante o tempo de fala na tribuna.

Isso aí a gente vai estar tomando medidas necessárias, porque já houve aqui um assédio político de um vereador e a gente tenta colocar panos quentes, mas, já que estamos sendo convocados para um embate, vamos para ele”, completou sem citar nomes.

Um dos assuntos que Paula queria discutir com Vânia era sobre solicitações de comerciantes da Avenida das Torres, que pedem a criação de vagas de estacionamento no local. Porém, a secretária negou que não recebe os vereadores e ainda pontuou que “difamação é crime”.

Vânia destacou que o trabalho dela é mais operacional e por isso é difícil achá-la na secretaria, mas caso o parlamentar agende um horário, ela o receberá.

Recebo, sim, todos vereadores. Ontem o Marcrean [Santos] estava passando por lá e foi recebido, mas teve que esperar porque eu estava em reunião com três construtoras e por isso a necessidade de agendamento para atendê-los melhor. Nunca deixei de receber ninguém. Isso é uma inverdade e difamação está codificada pelo Código Penal. Então, isso é muito grave”, ressaltou.

Após a declaração de Vânia, Paula encerrou a participação da secretária na tribuna e se defendeu afirmando que em nenhum momento faltou com respeito com a vice-prefeita.

Eu tenho certeza que fui muito educada e estive na secretaria como representante do povo, eleita de forma legítima, credenciada pelo povo e nenhum momento eu faltei com respeito com a senhora. Poderia sim a senhora ter feito uma ligação para saber o que estava fazendo lá e me responder no WhatsApp, da maneira como a senhora respondeu falando de indicações. Eu fui fazer uma visita institucional. Nós não vamos prosseguir, finalizamos por aqui”, conclui Paula.

A presença de Vânia na Câmara desde o início causou desconforto entre alguns vereadores, que se retiraram do Plenário com a chegada da secretária.

Desta vez, Vânia foi convidada a comparecer na Câmara. Contudo, após o atrito, ela foi convocada pela Casa na próxima semana.

Veja vídeo:

Comente esta notícia