G1
O Congresso do Peru aprovou, na madrugada desta sexta-feira (10), o afastamento da presidente Dina Boluarte. Ela é acusada de "incapacidade moral". A votação foi unânime para "sim".
O novo presidente é o atual chefe do Congresso, José Jerí. Ele assumiu a presidência interinamente em cerimônia realizada logo após a votação. Ainda não havia informações sobre novas eleições até a última atualização desta reportagem.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O impeachment foi aprovado em votação unânime. Segundo o site do Congresso peruano, 122 deputados votaram a favor do afastamento de Boluarte, e ninguém votou contra.
Foi o maior número de votos favoráveis em um processo de impeachment no país, mais até que o da votação que afastou o ex-presidente Alberto Fujimori, depois condenado por crimes contra os direitos humanos durante seu mandato.
O pedido de afastamento aprovado menciona graves acusações de corrupção contra Boluarte, incluindo o caso "Rolexgate", que investiga uma coleção de relógios de luxo não declarados. O texto foi assinado por 34 congressistas de diferentes partidos. Leia mais em G1.