GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
A Câmara de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (7), o projeto de lei que proíbe os “rolezinhos” de motocicletas em vias públicas da capital. A proposta, de autoria do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), só se tornará lei se for sancionada pelo prefeito Abílio Brunini (PL).
De acordo com o texto, será considerado “rolezinho” qualquer encontro de motociclistas que cause tumulto, barulho excessivo, manobras perigosas ou direção imprudente. Em casos de flagrante, a fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar, em conjunto com as Secretarias de Mobilidade Urbana e de Ordem Pública.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Vereador apresenta projeto para acabar com “rolezinhos” de moto em Cuiabá
O projeto prevê aplicação de multa para os infratores, com valor dobrado em caso de reincidência. Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Trânsito e Transporte Urbano.
Magalhães justificou a proposta destacando que esses encontros acabam gerando desordem, barulho e riscos à população. “A lei busca garantir mais segurança, tranquilidade e respeito aos cuiabanos”, afirmou.
A iniciativa surgiu após o “rolezinho de Natal”, ocorrido no fim do ano passado na Trincheira Jurumirim, bairro Areão, quando cerca de 250 motociclistas realizaram manobras perigosas, atravessaram o canteiro central ao perceber a chegada da polícia e, em alguns casos, caíram ou tentaram resistir à ação dos militares. O episódio só foi controlado com uso de spray de pimenta e munição de impacto controlado.