facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Outubro de 2025
01 de Outubro de 2025

01 de Outubro de 2025, 16h:10 - A | A

GERAL / CNH

Lula dá aval a fim da obrigatoriedade de autoescola

Ideia é que aulas teóricas e práticas sobre direção sejam administradas por instrutor autônomo

FÁBIO ZANINI, DANIELLE BRANT
DA FOLHA DE S. PAULO



O presidente Lula (PT) deu aval nesta quarta-feira (1º) ao fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), em medida que busca baratear o custo do documento, segundo o ministro Renan Filho (Transportes).

Depois do ok do petista, o próximo passo será a realização de uma audiência pública pelo Ministério dos Transportes. A consulta será lançada nesta quinta-feira (2) e vai durar 30 dias.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"A obrigatoriedade de autoescola criou um sistema excludente e as pessoas dirigem sem carteira, o que é o pior dos mundos", afirma o ministro. "E o presidente Lula está tomando uma decisão importante, porque o que o Brasil tem é exclusão."

Renan Filho compara a obrigatoriedade da autoescola à exigência de que alunos que queiram prestar vestibular para universidades públicas tenham que frequentar cursinho. "Autoescola é isso", diz.

As aulas práticas e teóricas passariam a ser dadas por instrutores autônomos aprovados em prova a ser aplicada pelo governo federal. A medida seria publicada sob forma de resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

 

Comente esta notícia