facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Setembro de 2025
30 de Setembro de 2025

30 de Setembro de 2025, 12h:22 - A | A

GERAL / ÓLEO NA PISTA

Aeroporto no Rio de Janeiro fecha e cancela voos que tinham conexão com Cuiabá

Até o momento, pelo menos 28 voos entre saída e chegada no aeroporto Marechal Rondon foram cancelados; seis estão atrasados

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi fechado na manhã desta terça-feira (30) por conta de um vazamento de óleo na pista. Com isso, 35 voos de partida e 34 de chegada já foram cancelados, e 10 voos foram alternados para o Aeroporto Galeão, também no Rio de Janeiro.

Aeroportos de várias regiões do país foram afetados, incluindo o Aeroporto Internacional de Cuiabá Marechal Rondon. Embora não tenha nenhum voo direto entre o Rio de Janeiro e a capital mato-grossense previsto para esta terça, o painel do aeroporto Santos Dumont já registrou nesta manhã pelo menos 28 cancelamentos de voos que tinham Cuiabá como ponto de partida ou destino final, em conexões.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Um voo da companhia aérea Latam, que saiu às 5h de Cuiabá com destino ao Santos Dumont e escala em Brasília, acabou sendo cancelado ao chegar na capital Federal. Outro que vai sair da capital às 16h45 também teve o trecho Brasília-Rio cancelado. 

A mesma coisa aconteceu com um voo da companhia Gol, que saiu de Cuiabá às 5h20 com destino ao Rio de Janeiro, mas foi cancelado quando pousou na escala em Brasília.

Um voo da companhia Azul, que saiu de Cuiabá às 8h05, também foi cancelado ao chegar na escala no aeroporto Viracopos, em Campinas. Outro voo da empresa com o mesmo destino, que saiu às 11h, também teve o segundo trecho cancelado. 

O problema é ainda maior quando se trata de voos com saída do Rio de Janeiro com destino final em Cuiabá. Até o momento, 23 foram cancelados e seis estão atrasados.

Eles teriam escalas em aeroportos como Viracopos, em Campinas, Congonhas, em São Paulo, Garulhos, também em São Paulo, Confins, em Belo Horizonte, e Brasília, no Distrito Federal.

Em nota, a Infraero informou que o vazamento de óleo no aeroporto Santos Dumunt partiu de um carro de serviço que fazia inspeção e manutenção preventiva na pista, durante o período noturno, quando não há operações no aeroporto. A operação no local precisou ser suspensa pelo risco de derrapagens.

Ainda de acordo com a Infraero, as providências para a limpeza e liberação da pista já foram tomadas para que as operações sejam retomadas o mais breve possível. 

Também por meio de nota, a Latam informou que os passageiros da empresa serão realocados em outros voos disponíveis no aeroporto Galeão ou, conforme a situação seja normalizada, no próprio Santos Dumont.

Já a Azul, apenas reiterou que não opera voos diretos entre Cuiabá e Rio de Janeiro.

A Gol também se posicionou dizendo que não registrou impactos em voos com origem ou destino para o aeroporto de Cuiabá.

A reportagem entrou em contato com a Centro Oeste Airports (COA), que administra o Aeroporto de Cuiabá Marechal Rondon, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Comente esta notícia