facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Junho de 2024
20 de Junho de 2024

28 de Dezembro de 2022, 07h:05 - A | A

ENTREVISTA / SÉRIE DE COMPLICAÇÕES

Médico: Covid não é uma doença pulmonar; a Covid é uma doença "do sangue"

40% das pessoas que pegam Covid podem ter sequelas, alerta médico.

LORIANE VILLAR
DO REPÓRTER MT



Ao contrário do que muita gente pensa a Covid não é uma doença pulmonar.  A Covid é uma doença sistêmica endotelial, uma doença do sangue.  A afirmação foi feita pelo médico da família, Germano Alves, em entrevista ao Repórter MT.

“Ela é uma doença da parede das artérias, todas as artérias do organismo. Por isso que ela dá tantos sintomas sistêmicos. Ela pode dar diarreia, náusea/vômito, por isso ela pode dar problemas de cognição e de diabetes.”

De acordo com o médico, a doença esgota muito a energia celular do paciente por isso muita gente, cerca de 40% das pessoas que pegam a doença podem ter algum tipo de sequela, que os especialistas estão chamando de “Covid longa” ou “síndrome pós-covid”.

  “Muita gente tem queda de cabelo, indisposição, perda de massa muscular, fraqueza extrema eu tenho pacientes que estão há seis meses após o covid e assim se arrastam, não conseguem sair da cama, não conseguem fazer uma atividade a cabeça, o raciocínio fica lento.”

Ainda segundo Germano Alves, a Covid é uma doença muito danosa ao organismo. Por isso que muitas pessoas têm que fazer tratamento depois.

Assista o vídeo:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia