RepórterMT

Fabio Argenta comentou que a Sociedade Brasileira de Cardiologia irá lançar o primeiro calendário vacinal voltado exclusivamente aos pacientes cardiológicos.
ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT
Em entrevista ao
, o médico cardiologista Fabio Argenta, coordenador do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor do Departamento de Hipertensão Arterial da entidade, comentou que a vacinação deixou de ser vista apenas como uma medida isolada contra infecções e assumiu papel estratégico no tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças do coração. O posicionamento consolidado pela Sociedade Europeia de Cardiologia reforça que a vacina atua tanto na prevenção direta de infecções quanto na proteção contra a descompensação de doenças pré-existentes.
“Uma vez que eu levo a vacinação para o paciente cardiológico, eu estou fazendo não só uma prevenção primária à doença que se propõe, como uma prevenção secundária às descompensações das doenças de base do que esse indivíduo tem”, explicou Argenta.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
O médico alertou que quadros virais e bacterianos estão entre os principais fatores de risco para a desestabilização de pacientes cardíacos.
“Aliás, hoje os quadros virais são as principais causas de internação em pacientes com insuficiência cardíaca, elas instabilizam e vão parar no hospital. Do outro lado, indivíduos que têm lesão na sua coronária, artérias do coração, placas de gordura que estão estáveis com remédio, através de um quadro viral por exemplo de uma influenza, esse vírus pode romper, instabilizar, inflamar essa placa e levar a infarto. Ou seja, aumenta de forma significativa o infarto após duas a três semanas de um quadro viral”, alertou o especialista.
Diante das evidências científicas, a comunidade médica internacional redefiniu as diretrizes de prevenção de complicações cardíacas.
“A Sociedade Europeia de Cardiologia colocou tanto no posicionamento que é: a vacinação, a imunização entra como quarto pilar de prevenção cardiovascular. Ou seja, quais são os pilares? Tratar a hipertensão, tratar o colesterol, tratar o diabetes e fazer vacina. Você irá prevenir as doenças cardiovasculares”, destacou o cardiologista.
Acompanhando o avanço científico global, a Sociedade Brasileira de Cardiologia irá lançar o primeiro calendário vacinal voltado exclusivamente aos pacientes cardiológicos.
“E até final do ano nós vamos lançar uma diretriz, um posicionamento da imunização no paciente cardiopata para vocês entenderem quão importante é a vacinação também nos pacientes cardiológicos”, concluiu.
Confira o trecho da entrevista:
Confira a entrevista na íntegra:












