Divulgação

Lula anunciou nas redes sociais que pretende enviar ao Congresso uma PEC para garantir tarifa zero no transporte coletivo aos fins de semana.
DO REPÓRTERMT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acrescentou mais uma promessa à campanha pela reeleição nesta quinta-feira (15), a dez dias do segundo turno: transporte coletivo gratuito aos fins de semana em todas as cidades brasileiras que oferecem o serviço.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o petista anunciou que enviará ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para viabilizar a tarifa zero. A promessa é restrita aos fins de semana e depende de aprovação dos parlamentares.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Para financiar a medida, Lula afirmou que pretende recorrer às emendas parlamentares, recursos do orçamento público cuja destinação é indicada por deputados e senadores.
“Onde vamos arrumar dinheiro? Nós vamos compartilhar com as emendas parlamentares para a gente poder garantir que o povo vai passear”, declarou.
Apesar de apontar as emendas como fonte de financiamento, o presidente não informou, no anúncio, o custo total da gratuidade. Também não esclareceu se esses recursos seriam suficientes para bancar toda a operação ou se haveria necessidade de outras fontes de dinheiro público.
Lula associou a proposta à aprovação do fim da escala de trabalho 6x1 pelo Senado, na quarta-feira (14). O argumento apresentado é que os trabalhadores, com mais tempo de descanso, precisam de condições para passear e visitar familiares.
A proposta ganha espaço na reta final da disputa contra Flávio Bolsonaro (PL), lideranças petistas avaliam que a tarifa zero pode ajudar Lula a conquistar votos, e o tema já foi submetido a pesquisas qualitativas para medir a receptividade dos eleitores.
Ainda conforme a publicação, integrantes do governo e da campanha discutiram a viabilidade da iniciativa em reuniões e avaliaram estudos do Ministério da Fazenda sobre os custos.
O anúncio se soma a outras promessas apresentadas nesta semana, como a ampliação do Pé-de-Meia Universitário e o perdão de dívidas de microempreendedores individuais (MEIs).
Por enquanto, trata-se de uma proposta a ser encaminhada ao Legislativo. A publicação do vídeo não coloca a gratuidade em vigor nem garante a liberação dos recursos necessários para custear o benefício.













Alfredo Carvalho 15/10/2026
Na verdade ele sabe que perdeu, então esta fazendo esse monte de benesses pra ferrar a gestão futura
1 comentários