facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Setembro de 2025
09 de Setembro de 2025

21 de Novembro de 2012, 14h:50 - A | A

POLÍTICA / CPI DO MT SAÚDE

Deputados convocam ex-secretários a prestar explicações

Os membros também discutem a data dos esclarecimentos de Marcos Machado, Waldir Teiz e César Zílio

ANDRÉA HADDAD



A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MT Saúde da Assembleia Legislativa foi marcada nesta quarta (21) pela troca de farpas entre o presidente Walter Rabello (PSD) e o relator, Emanuel Pinheiro (PR).


No primeiro encaminhamento, os membros aprovaram requerimento em que solicitam os gastos e as receitas do Estado referentes ao Plano de Assistência dos Servidores (MT Saúde) entre 2003 e 2012. Emanuel defendeu que os dados mensais sejam remetidos à Casa, enquanto Rabello entende que balancete automaticamente implica em 30 dias de determinado ano. “Mas entendo que o senhor não quer deixar brechas para que o Estado mande apenas a prestação de contas anual”, apontou Rabello.


Ele também diverge do republicano sobre a convocação do ex-secretário extraordinário de Turismo e ex-presidente do MT Saúde, Yuri Jorge Bastos, e do ex-gestor da pasta da administração, Geraldo De Vitto, marcados para a próxima quarta (28). “Entendo que o Yuri deve vir prestar explicações antes da chagada dos documentos por ter dados técnicos, ele foi um dos idealizadores do plano”, defende Rabello. A convocação dos dois ex-secretários já foi aprovada.


Os membros também discutem a data da solicitação de esclarecimentos pelo desembargador Marcos Machado, ex-gestor da pasta de Saúde e Meio Ambiente, e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis, responsável pela pasta da Fazenda no momento da implementação do plano de saúde. Outro nome cogitado é o do secretário-chefe da Casa Civil, César Zílio.

Comente esta notícia