Cuiabá, 11 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
11 de Setembro de 2026

09 de Janeiro de 2026, 10h:27 - A | A

POLÍTICA / "SINAL DE PAZ"

Trump diz que cancelou novos ataques à Venezuela após libertação de presos políticos

Presidente americano disse que iniciativa é um ‘sinal de busca da paz’ e que os países estão trabalhando bem em conjunto

Kevin Lamarque/File Photo/REUTERS

tRUMP

R7



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a Venezuela por estar libertando “um grande número de presos políticos”, iniciativa que ele descreveu como “um sinal de busca da paz”. “Trata-se de um gesto muito importante e inteligente”, disse Trump nesta sexta-feira (9) em postagem na sua rede social, a Truth Social.

Segundo Trump, EUA e Venezuela estão trabalhando bem em conjunto principalmente no que diz respeito à reconstrução da infraestrutura venezuelana de petróleo e gás.“Em razão dessa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente prevista, que agora parece não ser necessária”, disse o presidente, acrescentando, porém, que navios americanos “permanecerão em posição para fins de segurança e proteção”.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Ainda na postagem, Trump afirmou que grandes petrolíferas dos EUA deverão investir ao menos US$ 100 bilhões (aproximadamente R$ 540 bilhões) na Venezuela.

O presidente tem uma reunião com representantes do setor marcada para esta sexta. No último fim de semana, os EUA lançaram ataques contra a Venezuela que culminaram com a destituição do ditador Nicolás Maduro.

Levado a Nova York, o líder venezuelano será julgado por narcoterrorismo e outros supostos crimes.

Comente esta notícia