facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

18 de Dezembro de 2015, 14h:06 - A | A

POLÍTICA / CRÍTICAS POLÊMICAS

Neurilan diz que não usou Fethab para 'manobra' contra Fávaro

Durante encontro com prefeitos, o presidente da AMM teria criticado o governo Pedro Taques (PSDB) e estaria mobilizando os gestores para cobrar maior inclusão de recursos aos municípios, o que não agradou o presidente do PSD, Carlos Fávaro.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD) - que segundo o vice-governador do estado e presidente regional do PSD, Carlos Fávaro,  estaria de certo modo fazendo oposição ao governo junto aos prefeitos e por isso defendeu sua saída da sigla - disse estar “surpreso” com a decisão do companheiro partido.

“Eu não fiz críticas infundadas, eu falei na abertura dos trabalhos da audiência pública do Fethab, que nós estávamos tristes e lamentávamos não termos sido convidados a discutir essa proposta antes", comentou Neurilan.

O desentendimento teria ocorrido após uma reunião, no dia 10 de dezembro, entre Neurilan e vários prefeitos para tratar do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Ferthab). Durante o encontro, o presidente da AMM teria criticado o governo Pedro Taques (PSDB), além de mobilizar os gestores municipais para cobrar maior inclusão de recursos aos municípios por meio do fundo.

Nesta quinta-feira (17), o presidente da AMM voltou a tocar no assunto. “Eu não fiz críticas infundadas, eu falei na abertura dos trabalhos da audiência pública do Fethab, que nós estávamos tristes e lamentávamos não termos sido convidados a discutir essa proposta antes. Eu reclamei isso, mas se reclamar de uma situação dessa é estar em desobediência com o partido, eu não entendo e não vejo por esse lado”, argumenta o social democrata.

“Eu sou presidente de uma entidade que representa os 141 municípios, não devemos partidarizar a questão do Fethab. Eu fui eleito pelos prefeitos para defender os interesses dos municípios", argumentou.

Para ele, a atitude de Fávaro não foi republicana. “Eu sou presidente de uma entidade que representa os 141 municípios, não devemos partidarizar a questão do Fethab. Eu fui eleito pelos prefeitos para defender os interesses dos municípios. Eu não fui nomeado, eu fui eleito pelos municípios. Como presidente da AMM estou no meu papel e não podemos misturar as coisas, cada um no seu quadrado”, rebateu o prefeito.

Neurilan disse ainda que não deixará o partido que ajudou a fundar, por isso promete procurar Fávaro e a executiva para resolver o mal entendido. “Mas por mim pronto, está pacificado. Eu vou sentar com o vice-governador vou procurá-lo e vou procurar também a executiva do meu partido. Eu tenho uma história no PSD que eu ajudei a criar. Vamos conversar para superar essas divergências, que é natural em partido grande”, destacou.

O projeto do novo Fethab já está na Assembleia Legislativa, mas sua votação vem sofrendo 'boicote' do grupo da oposição que pediu vista alega precisar de mais tempo para analisar o projeto.

 

Comente esta notícia