Cuiabá, 07 de Novembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
07 de Novembro de 2026

07 de Novembro de 2026, 16h:00 - A | A

POLÍTICA / NA TURQUIA

Governo de MT vai à COP 31 com missão de ampliar credibilidade da comercialização de créditos de carbono

Liderada pelo governador Otaviano Pivetta, a comitiva de Mato Grosso deve cumprir agenda de reuniões com investidores da Coalizão Life

Assessoria

Governo de Mato Grosso participa da 31ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Turquia

Governo de Mato Grosso participa da 31ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Turquia

DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso participa da 31ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 31, que acontece de 9 a 20 de novembro, na Turquia, com a missão de ampliar, junto a investidores internacionais, a confiança dos créditos de carbono provenientes da redução de desmatamento no estado.

Liderada pelo governador Otaviano Pivetta, a comitiva de Mato Grosso deve cumprir agenda de reuniões com investidores da Coalizão Life, que reúne países do Reino Unido e Noruega, que detém hoje o maior volume de recursos para aquisição de redução de carbono.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o governo do estado busca a certificação internacional de créditos de carbono gerados nos últimos anos. A intenção é demonstrar aos investidores a credibilidade desses créditos, transformando a comercialização em mais conservação ambiental e inclusão social.

Durante o evento, a força-tarefa dos governadores do Consórcio da Amazônia legal deve apresentar as medidas adotadas pelos estados para construção do modelo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+Jurisdicional).

Em Mato Grosso, esse processo está na reta final. O governador Otaviano Pivetta enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza a criação da Companhia Mato-grossense de Ativos Ambientais S.A. (CMAA), uma sociedade de economia mista destinada a estruturar, gerir e comercializar créditos de carbono, créditos de biodiversidade e outros ativos ambientais gerados no território do Estado.

A nova empresa busca dar suporte institucional ao compromisso assumido por Mato Grosso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2035, além de ampliar a capacidade do Estado de captar investimentos nacionais e internacionais ligados à economia de baixo carbono.

Durante a COP 31, a comitiva de Mato Grosso participa ainda de debates sobre riscos climáticos , combate a incêndios florestais, economia florestal, estratégias de enfrentamento aos crimes ambientais, entre outros assuntos. O grupo permanecerá na Turquia até o dia 18.

 

Comente esta notícia