facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Outubro de 2025
06 de Outubro de 2025

06 de Outubro de 2025, 15h:25 - A | A

POLÍCIA / CASO RUY FERRAZ

Polícia prende mais um suspeito de participar da execução de ex-delegado-geral

Vestígios do DNA de Felipe Avelino de Souza, conhecido como Mascherano, foram encontrados em um dos carros usados no crime.

BRUNO TAVARES
DO G1



A polícia prendeu nesta segunda-feira (6) Felipe Avelino de Souza, mais conhecido como Mascherano, quinto suspeito de envolvimento no assassinato do ex-delegado geral da Polícia Civil de São Paulo Ruy Ferraz Fontes.

Ruy foi assassinado a tiros em uma emboscada no dia 15 de setembro na Baixada Santista. Ele estava aposentado da Polícia Civil e atuava como secretário de Administração na Prefeitura de Praia Grande.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Delegado inimigo número 1 do PCC é morto a tiros de fuzil ; Veja o vídeo

Segundo a investigação, vestígios do DNA de Mascherano foram encontrados em um dos carros utilizados no crime. Ele foi preso em Cotia, na Grande São Paulo, e será levado para o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Em uma rede social, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que a prisão aconteceu "após um intenso trabalho de inteligência em campo".

Leia mais - Novos vídeos mostram sequência de tiros durante execução do delegado Ruy Ferraz; assista

"A resposta do Estado é clara: quem atenta contra a ordem em São Paulo será caçado", disse.

Com a prisão de Mascherano, cinco suspeitos já foram capturados. Os outros são Dahesly Oliveira Pires, Luiz Henrique Santos Batista (Fofão), Rafael Marcell Dias Simões (Jaguar) e Willian Silva Marques.

Leia mais - Execução do ex-delegado em SP foi planejada 5 meses antes do crime, dizem policiais

Dois investigados continuam foragidos: Flávio Henrique Ferreira de Souza e Luiz Antonio Rodrigues de Miranda.

Outro homem procurado por envolvimento no homicídio, Umberto Alberto Gomes, foi morto em confronto com policiais civis de São Paulo e do Paraná, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Ele era apontado como um dos atiradores que atuaram na execução do ex-delegado.

Quem é Mascherano?

Segundo a polícia, Mascherano comandava o crime organizado na região do ABC Paulista e chegou a ser condenado a 4 anos de prisão por tráfico de drogas em 2014, mas cumpriu dois anos e dois meses de detenção antes de ser liberado pela Justiça.

No ano de 2017, ele voltou a ser condenado a seis anos e dois meses de prisão por roubo qualificado e corrupção de menores e progrediu para o regime aberto em 2023, cumprir integralmente a pena.

Leia mais - Polícia de SP prende segundo suspeito de envolvimento na morte de Ruy Ferraz

Ele também tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo qualificado e corrupção de menores desde 2009. A defesa dele não foi localizada pela TV Globo.

Mascherano teve o pedido de prisão temporária decretada pela Justiça no mês passado.

Crime

O assassinato de Ruy Ferraz Fontes ocorreu momentos após ele cumprir expediente na Prefeitura de Praia Grande como secretário de Administração. Ele estava aposentado da Polícia Civil.

Câmeras flagraram o momento em que três criminosos portando fuzis desembarcam de uma caminhonete, que estava logo atrás do carro de Ruy Ferraz, e atiram contra o ex-delegado (veja abaixo a cronologia do crime).

Comente esta notícia