facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Julho de 2025
25 de Julho de 2025

24 de Julho de 2025, 07h:00 - A | A

PODERES / PREJUÍZO PARA O BRASIL

Virginia vê tarifaço como resposta de Trump a Lula: “A gente não pode provocar quem é grande”

Primeira-dama criticou postura do atual presidente da República e de sua esposa.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, vê a taxação de 50% imposta pelo governo americano ao Brasil como uma consequência das provocações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de sua esposa, Janja da Silva.

"Eu acho que o presidente Lula errou muito na provocação e está recebendo de volta a provocação que ele fez”, disse a primeira-dama em entrevista coletiva na segunda-feira (21).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Ele [Lula] errou muito em provocar o presidente dos Estados Unidos, que é um mega presidente, os Estados Unidos são uma força monstruosa, e nós dependemos dos Estados Unidos. Então, eu acho que nós somos pequenos para provocar quem é grande”, avaliou a primeira-dama.

Leia mais - Ananias sobre tarifaço: Falta interlocução, o governo Lula preferiu fazer uma política externa ideológica

Virginia ainda ressaltou um episódio em que a esposa de Lula, Janja, atacou o empresário Elon Musk, ex-aliado do presidente americano Donald Trump.

Na época, Janja disse a frase “fuck you, Elon Musk”, mandando o homem mais rico do mundo “se ferrar”.

“Acho que a gente é muito pequeno. A gente não pode provocar quem é grande, a gente tem que se unir”, disse Virgínia Mendes.

Taxação americana

No último dia 9 de julho, foi tornada pública uma carta de Donald Trump em que ele informa a imposição de tarifa de 50% sobre todos os produtos de origem brasileira.

O presidente americano argumenta no documento que o tarifação tem três motivos: o “caça às bruxas” da Justiça brasileira contra o ex-presidente Jair Bolsonaro; as decisões contra empresas de tecnologia dos EUA que atentam contra a liberdade de expressão de cidadãos americanos; e um suposto prejuízo aos Estados Unidos na balança comercial, que na prática não existe, já que os EUA tem superávit na parceria com o Brasil.

Comente esta notícia

Cessero 2 24/07/2025

Brasil tem pouco a perder retaliando EUA e Trump respeita coragem, diz Nobel de Economia à BBC Brasil Em entrevista à BBC News Brasil, Paul Krugman disse que carta de Trump deve ser entendida ao pé da letra — e que PIX está provocando rancores no setor privado americano.

positivo
3
negativo
0

Toty 24/07/2025

A primeira dama esta certa em que diz, isso e uma realidade.

positivo
1
negativo
2

Neto 24/07/2025

mal começou na politica, ja esta vomitando asneiras......

positivo
4
negativo
2

Boca de sebo 24/07/2025

COM TODO RESPEITO A 1A DAMA DE MT. MAS VAMOS INQUIRIR UMA COISA OS EUA FIZERAM ALGO QUANDO O CANADA OS ENFRENTOU? E O MEXICO QUE MAIS DEPENDENTE DA POLITICA NORTE AMERICANA, O QUE ACONTWCEU COM ESTE PAIS AO NAO SE CURVAR AOS CAPRICHOS DE TRUMP?

positivo
4
negativo
2

Cesse ra 24/07/2025

Traidores da pátria. Olha que esta extrema direita esta fazendo. Vai baixar a cabeça? Te emenda \"nobre primeira dama\".

positivo
4
negativo
2

Tereza de jesus Barbosa Costa 24/07/2025

O Trump é tão pequeno quanto nos,o homem do mundo é só Deus ele sim é dono do mundo.

positivo
3
negativo
1

Ditinho 24/07/2025

Diante de tamanha asneira dita, só nos resta dizer: Essa primeira dama calada, é uma poetisa.

positivo
11
negativo
3

7 comentários