facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Julho de 2025
24 de Julho de 2025

23 de Julho de 2025, 10h:40 - A | A

PODERES / EXTRAPOLOU FUNÇÕES

José Medeiros protocola pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino

O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP) e solicita que a denúncia seja lida em plenário e analisada por uma comissão especial.

DO REPÓRTER MT



O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, alegando a prática de crime de responsabilidade.

O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), nesta segunda-feira (21), e solicita que a denúncia seja lida em plenário e analisada por uma comissão especial.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo Medeiros, Dino extrapolou suas funções constitucionais ao defender, em um evento internacional, que o STF assumiu a tarefa de resolver problemas políticos e sociais diante da crise do presidencialismo de coalizão.

“Essa fala é uma admissão de usurpação de competências que, constitucionalmente, pertencem aos Poderes Legislativo e Executivo. Eles são os responsáveis pela formulação e execução de políticas públicas. Essa postura do ministro Dino fere a própria essência do Estado Democrático de Direito”, explicou o parlamentar.

Além disso, o deputado acusa o ministro de intervir na execução de emendas parlamentares, impondo critérios próprios e dificultando a liberação de recursos, atuando em favor do governo Lula e em detrimento do Congresso. Medeiros afirma ainda que essas decisões comprometeram a autonomia do Legislativo e agravaram o desequilíbrio institucional.

“O ministro Flávio Dino admitiu que o STF assumiu funções que não lhe cabem, interferindo nas atribuições do Congresso e do Executivo para proteger o governo que o indicou. Isso fere a independência entre os Poderes e é inaceitável”, afirmou o deputado.

O pedido também cita a Lei nº 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade de ministros do STF, apontando enquadramento nos artigos que mencionam violação à separação dos Poderes e conduta incompatível com o decoro do cargo.

Comente esta notícia

Ditinho 24/07/2025

Esse lambe ovos do tornozelado inelegivel, terá seu impeachment nas urnas.

positivo
0
negativo
2

Oscar 24/07/2025

Parabéns deputado, quiçá os demais colegas ao menos demonstrem suas opiniões sobre os malfeitos deste indivíduo nefasto.

positivo
2
negativo
0

Jorge melles cessero 23/07/2025

Políticos como esse que esta ferrando o país.

positivo
6
negativo
2

Jorge melles cessero 23/07/2025

Meu Deus! Mais um delírio deste deputado. Já não basta a traição da pátria com o tarifaço. Bandeira de trump na câmara federal tem estes delírios.

positivo
7
negativo
2

Jose Adalberto Da Silva 23/07/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
1
negativo
1

Jorge Melles 23/07/2025

Parabéns deputado Medeiros...vc nos representa!!! ABS!!!

positivo
2
negativo
4

6 comentários