APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O presidente do Partido Liberal em Mato Grosso, Ananias Filho, considera que a decisão do governo dos Estados Unidos em impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros é consequência de uma postura ideológica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deixou de lado um dos mais tradicionais e antigos parceiros comerciais brasileiros.
“Faltou interlocução. Quem faz essa interlocução é a presidência da República, através do Itamaraty, e ela ficou ausente durante esse tempo, com relação a um dos parceiros comerciais do Brasil de maior importância, que são os Estados Unidos”, disse Ananias.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Para ele, o governo brasileiro não fez a lição de casa necessária e optou por uma postura não de Estado, mas pautada pelo viés ideológico.
LEIA MAIS - Após taxação de Trump, PGR pede condenação de Bolsonaro no caso do "golpe"
“Infelizmente, o Palácio do Planalto não fez isso (a lição de casa) com os Estados Unidos, preferiu fazer uma narrativa muito em prol de outros países, mais chegados na parte ideológica, do que fazer relação comercial com um dos maiores parceiros comerciais do Brasil”, afirmou na sequência.
Na semana passada, o presidente Donald Trump tornou pública uma carta direcionada ao governo brasileiro em que estabelece uma taxa adicional de 50% sobre todos os produtos brasileiros que entrarem nos EUA.
No texto, ele critica a “caça às bruxas” do Judiciário brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados e também à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), impondo decisões para retirar do ar conteúdo e perfis de redes sociais americanas.