CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO
A Operação Malebolge “matou” os planos futuros de muitos políticos que ainda tinham pretensões para as eleições de 2018, segundo analistas políticos Onofre Ribeiro e Haroldo Arruda.
Para os analistas, além de terem sido citados na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), os políticos foram alvos da devassa da Polícia Federal, expostos para todo o país e, com isso, as carreiras de muitos terminaram.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“A delação matou as velhas lideranças. O tempo de Blairo, Jayme e Júlio Campos (DEM) e José Riva acabou. Esse tipo de liderança política não tem mais espaço”, afirmou Onofre.
Haroldo Arruda apontou que entre os envolvidos, dificilmente, conseguirão se reerguer o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB).
“Matou a imagem que nos foi apresentada. Emanuel será um caso difícil, pois as imagens no vídeo são muito fortes. E no caso do Blairo, o futuro político está enterrado”, sentenciou o analista.
Em sintonia, Onofre Ribeiro considerou que a delação de Silval e a operação abrem um ciclo para novos espaços políticos.
“Ainda acho que alguns podem ser reeleitos, mas a política em Mato Grosso está passando por uma fase de expurgo, em que esse efeito moral terá resultados positivos mais para frente”, comentou Haroldo.
“A delação matou as velhas lideranças. O tempo de Blairo, Jayme e Júlio Campos (DEM) e José Riva acabou. Esse tipo de liderança política não tem mais espaço”, afirmou Onofre.
Haroldo ainda apontou que no próximo pleito, os eleitores lembrarão quem foram os citados e levarão a “lista” ao irem para as urnas.
“Ainda acho que alguns podem ser reeleitos, mas a política em Mato Grosso está passando por uma fase de expurgo, em que esse efeito moral terá resultados positivos mais para frente”, comentou.
“Será um novo ciclo. Mas com um período de travamento, pois os novos políticos estarão amedrontados com os acontecimentos e não saberão lidar com a questão da gestão, pois não terão experiência”, completou Onofre.
Delação de Riva
Para Onofre Ribeiro, a delação negociada pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, com o Ministério Público Federal (MPF) “vai terminar e, definitivamente, matar os políticos atuais”.
“A delação dele será muito mais abrangente e vai atingir ainda mais pessoas que a de Silval. Não havia um assunto grave do Estado que não passasse antes pelo Riva, era quase um Governo paralelo”, declarou.
Onofre explicou que o ex-presidente da Assembleia era influente entre todos os poderes, atuando como interlocutor em todos os assuntos referentes ao Estado. Para o analista político, as elites do Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça e empresariais serão atingidas.
“Durante 20 anos, ele foi o interlocutor das demandas de metade de Mato Grosso. De prefeitos do interior, passando pelo Ministério Público, Judiciário, secretários de Governo, Tribunal de Contas e federações empresariais das mais diversas. Não vai sobrar pedra sobre pedra”, pontuou.
Paulo Pereira 16/09/2017
Quem está com a carteira encerrada é esse Onofre... Jayme Campos não foi citado em delação, inclusive fala a torto e a direita para quem quiser ouvir "para as eleições do ano que vem temos que aguardar quem vai estar de pé e com tornozeleira, para depois tirarmos os candidatos e, Julinho n tem nada com essa história".
MIRO RIBEIRO 16/09/2017
Olá! Como jornalista que aprecia o trabalho de Onofre Ribeiro levei um susto ao ver sua foto no destaque. Pensei que ele estivesse envolvido em escândalos. Foi preciso ler a matéria para ter a certeza de que a análise fora feita por ele. Todavia, o título "enterram carreiras " e a foto sobreposta no destaque levam, num primeiro momento, a indução de que o renomado jornalista que já atuou nas esferas do poder pudesse ter algum tipo de problema. Ufa!
belmiro moreira 16/09/2017
As vezes tento entender estas análises direcionadas com cunho político, avaliam de um modo conforme o impacto do acontecimento, como exemplo, nem todos que sofrem acidentes automobilísticos deixam de dirigir, assim como estes candidatos conseguem dar a volta por cima, depois destas denuncias. Posso dizer que o tempo cura os cortes mesmos profundos e para estes politicos a cura vem pela compra de votos, infelizmente, o povo é burra. - Precisamos de uma ampla e profunda reforma política.
Fernando 16/09/2017
Esse Onofre é uma piada, esse Haroldo Arruda não sei de onde saiu, mas resumindo, está muito cedo para fazerem confirmações tão concretas, isso acaba pagando e com certeza tirando toda credibilidade de previsões e análises faraônicas da política mato-grossense.
Armindo de Figueiredo Filho Figueiredo 16/09/2017
ISSO MESMO "RIVA"" !!!!!...Já que foi pro fundo do poço e continua indo... chegou o momento de levar os "COMPARSAS. Leva consigo todos pra "CADEIA.....CHEGA DE ESCÂNDALOS E MARACUTAIAS E ASSALTOS AOS COFRES PÚBLICOS...... ESTÁ d a d o o r e c a d o ....
5 comentários