KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Interessados em participar do “Cuiabá Mais Leve”, programa que oferece Mounjaro de graça à população da Capital por meio das redes públicas de saúde, deverão se inscrever no projeto no dia 4 de outubro. Inicialmente, o programa deve atender de 150 a 200 pessoas, que serão acompanhadas por profissionais de saúde e educadores físicos por cerca de sete meses, sendo que seis desses serão com uso do medicamento emagrecedor.
A informação sobre o lançamento oficial do “Cuiabá Mais Leve” foi dada pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil), responsável pela proposta. Em coletiva cedida à imprensa na manhã de terça-feira (9), a parlamentar contou que para participar do programa é preciso que os inscritos estejam com um quadro de diabetes do tipo três.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Todas as pessoas que estão aptas a entrar nesse programa são pessoas com obesidade tipo três. Essas pessoas vão se cadastrar no programa, vão fazer uma triagem de profissionais, ficar um mês praticando exercício e depois entrar para o Mounjaro”, contou.
Segundo Michelly, o programa vai ser uma parceria entre as secretarias de Esporte e Saúde. A princípio, a vereadora vai encaminhar uma emenda de R$ 1,2 milhão para a pasta da Saúde, que ficará responsável pela compra do medicamento. Já a pasta de Esporte deverá fornecer os profissionais que farão o acompanhamento dos pacientes durante o período dos sete meses previstos.
“Para receber as doses do Mounjaro, você tem que estar inserido no programa de atividade física. A gente entendeu que não dá para oferecer a medicação porque a gente não vai mudar a vida das pessoas se elas não estiverem inseridas no programa esportivo, praticando atividade física”, explicou a parlamentar.
Depois de se cadastrarem no programa no dia 4 de outubro, os pacientes selecionados passarão por uma triagem com profissionais de saúde. Em seguida, iniciarão um mês de atividade física e, posteriormente, começarão a receber o Mounjaro pelas unidades públicas de saúde.
O local onde serão feitas as inscrições ainda não está definido e será anunciado pela Secretaria de Esportes, a sugestão da vereadora é de que o “mutirão de saúde” aconteça em um parque.
Com o lançamento do programa, Cuiabá se torna a primeira capital brasileira a ofertar o medicamento de graça à população.
Veja vídeo: