VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a prisão domiciliar na manhã deste domingo (14), após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para realizar procedimentos médicos. Ele foi atendido no Hospital DF Star, em Brasília, e passou por uma cirurgia de retirada de lesões na pele.
Bolsonaro também foi submetido a exames laboratoriais, que detectaram que ele sofre um quadro de anemia por deficiência de ferro. Além disso, uma tomografia do tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star hoje, às 8h, para realização de exames laboratoriais, exame de imagem e retirada cirúrgica de lesões cutâneas. Os exames laboratoriais evidenciaram quadro de anemia por deficiência de ferro e a tomografia de tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração”, diz trecho de uma nota emitida pelo hospital após o atendimento.
Ainda de acordo com o DF Star, o ex-presidente tinha oito lesões na pele, localizadas no tronco e no membro superior direito. O procedimento de retirada foi realizado com anestesia local e sem complicações.
Bolsonaro recebeu ainda reposição de ferro via endovenosa. Logo em seguida ele recebeu alta.
Os médicos responsáveis pelo atendimento, recomendaram que, após a alta hospitalar, Bolsonaro deverá seguir com um tratamento para hipertensão arterial e para um quadro de refluxo gastro-esofágico.
Além disso, ele deverá adotar medidas preventivas de broncoaspiração.
Bolsonaro foi escoltado na ida e na volta do hospital por agentes da Polícia Federal e foi ovacionado pelo público que o aguardava na entrada da unidade hospitalar.
Prisão domiciliar
Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Na última semana ele passou por julgamento e a Primeira Turma do STF o condenou a 27 anos e 3 meses de prisão por golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Votaram pela condenação dele os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O Ministro Luiz Fux votou pela absolvição do ex-presidente.
Veja a nota do hospital na íntegra:
Brasília, 14 de setembro de 2025 - O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star hoje, às 8h, para realização de exames laboratoriais, exame de imagem e retirada cirúrgica de lesões cutâneas. Os exames laboratoriais evidenciaram quadro de anemia por deficiência de ferro e a tomografia de tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração. O procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia local e sedação, e transcorreu sem intercorrências. Foi realizada a exerése marginal de oito lesões de pele, localizadas no tronco e no membro superior direito. Também recebeu reposição de ferro por via endovenosa. Nos próximos dias, será disponibilizado o resultado anatomo-patológico das lesões da pele para definição diagnóstica e avaliação de necessidade de complementação terapêutica. Recebeu alta hospitalar, devendo seguir com o tratamento da hipertensão arterial, do refluxo gastro-esofágico e medidas preventivas de broncoaspiração.
Veja vídeos: