APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
Os deputados federais Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Fábio Garcia (União), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL) votaram a favor da aprovação da tramitação em urgência do projeto da anistia na Câmara dos Deputados. Apenas o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), o Emanuelzinho, foi contra.
O projeto foi aprovado, nessa quarta-feira (17), com 311 votos favoráveis e 163 contrários, além de sete abstenções. A ideia é perdoar os condenados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e investigados acusados de uma suposta tentativa de golpe de estado, em 2023. Um relator deverá ser definido pelo presidente da Casa, o deputado Hugo Motta (Republicanos).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Nas redes sociais, os parlamentares comemoraram a decisão do plenário.
"Depois de 2 anos de muita luta, conseguimos aprovar no Plenário a urgência da Anistia! Essa é mais uma vitória da mobilização de todos que não desistiram dessa causa. Seguiremos firmes até a aprovação final!", escreveu a Coronel Fernanda.
LEIA MAIS - Pivetta: Bolsonaro já foi julgado e preso antecipadamente; isso deixa o povo indignado
O deputado federal Coronel Assis celebrou a aprovação e disse que votou pela liberdade de expressão e pelo que chamou de presos políticos.
"Vitória do povo! O Congresso disse sim à Anistia! Vencemos juntos por liberdade de expressão e pelo fim da perseguição aos presos políticos. Uma anistia ampla, geral e irrestrita é o primeiro passo para pacificar o Brasil", escreveu.
Nelson Barbudo postou um vídeo de parlamentares rezando no plenário após a aprovação do projeto.
"Com Deus ao nosso lado, a gratidão é obrigatória por essa vitória. Agora, seguimos firmes: Anistia já!", comentou.
LEIA MAIS - Analista: Condenação de Bolsonaro vai acelerar debate sobre anistia no Senado
O deputado José Medeiros postou em seu Instagram o vídeo do momento em que presidente da Casa proclama o resultado. "Dia histórico! Vitória da democracia, da verdade... Não podemos parar de lutar", escreveu.
Já Fábio Garcia, que voltou à Câmara para a votação, disse que fez questão de retomar o mandato para votar o projeto da Anistia.
"Seguiremos juntos até a aprovação final, sempre honrando a confiança dos mato-grossenses que represento e defendendo a liberdade e a justiça", disse.
Rodrigo da Zaeli parabenizou os colegas parlamentares pela aprovação do projeto. "O Brasil precisa de pacificação. E os injustiçados do 8 de janeiro não merecem passar o que estão passando. Anistia já! Que Deus abençoe o Brasil", disse.
Apesar de ainda não haver acordo quanto à votação do mérito da matéria, a aprovação da urgência representa um avanço na articulação da oposição, pois o projeto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento, sem passar por comissões.
Wilma Comim 18/09/2025
Outra aberração. Projeto da vergonha isso sim.
1 comentários