facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Setembro de 2025
18 de Setembro de 2025

18 de Setembro de 2025, 09h:34 - A | A

PODERES / ATOS DE 8 DE JANEIRO

Deputados de MT aprovam urgência para projeto de anistia

Próximo passo é a definição de um relator que definirá as alterações que serão feitas no projeto original.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Os deputados federais Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Fábio Garcia (União), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL) votaram a favor da aprovação da tramitação em urgência do projeto da anistia na Câmara dos Deputados. Apenas o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), o Emanuelzinho, foi contra.

O projeto foi aprovado, nessa quarta-feira (17), com 311 votos favoráveis e 163 contrários, além de sete abstenções. A ideia é perdoar os condenados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e investigados acusados de uma suposta tentativa de golpe de estado, em 2023. Um relator deverá ser definido pelo presidente da Casa, o deputado Hugo Motta (Republicanos).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Nas redes sociais, os parlamentares comemoraram a decisão do plenário.

"Depois de 2 anos de muita luta, conseguimos aprovar no Plenário a urgência da Anistia! Essa é mais uma vitória da mobilização de todos que não desistiram dessa causa. Seguiremos firmes até a aprovação final!", escreveu a Coronel Fernanda.

LEIA MAIS - Pivetta: Bolsonaro já foi julgado e preso antecipadamente; isso deixa o povo indignado

O deputado federal Coronel Assis celebrou a aprovação e disse que votou pela liberdade de expressão e pelo que chamou de presos políticos.

"Vitória do povo! O Congresso disse sim à Anistia! Vencemos juntos por liberdade de expressão e pelo fim da perseguição aos presos políticos. Uma anistia ampla, geral e irrestrita é o primeiro passo para pacificar o Brasil", escreveu.

Nelson Barbudo postou um vídeo de parlamentares rezando no plenário após a aprovação do projeto.

"Com Deus ao nosso lado, a gratidão é obrigatória por essa vitória. Agora, seguimos firmes: Anistia já!", comentou.

LEIA MAIS - Analista: Condenação de Bolsonaro vai acelerar debate sobre anistia no Senado

O deputado José Medeiros postou em seu Instagram o vídeo do momento em que presidente da Casa proclama o resultado. "Dia histórico! Vitória da democracia, da verdade... Não podemos parar de lutar", escreveu.

Já Fábio Garcia, que voltou à Câmara para a votação, disse que fez questão de retomar o mandato para votar o projeto da Anistia.

"Seguiremos juntos até a aprovação final, sempre honrando a confiança dos mato-grossenses que represento e defendendo a liberdade e a justiça", disse.

Rodrigo da Zaeli parabenizou os colegas parlamentares pela aprovação do projeto. "O Brasil precisa de pacificação. E os injustiçados do 8 de janeiro não merecem passar o que estão passando. Anistia já! Que Deus abençoe o Brasil", disse.

Apesar de ainda não haver acordo quanto à votação do mérito da matéria, a aprovação da urgência representa um avanço na articulação da oposição, pois o projeto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento, sem passar por comissões. 

Comente esta notícia

Wilma Comim 18/09/2025

Outra aberração. Projeto da vergonha isso sim.

positivo
0
negativo
0

1 comentários