RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
Por 17 votos a favor e dois contrários, os deputados estaduais aprovaram na noite de quarta-feira (6) as contas relativas ao exercício financeiro de 2016 do Governo Pedro Taques (PSDB).
O balanço que estava em análise na Assembleia desde julho do ano passado, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovar as contas, com ressalvas recebeu críticas de deputados da oposição e do presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) o deputado José Domingos Fraga (PSD) devido a atrasos dos repasses aos poderes, emendas parlamentares, entre outras irregularidades.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No entanto, fizeram os mesmo pedidos dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que os atrasos no duodécimo fossem regularizados para que o fato não culmine em improbidade administrativa.
Diante da análise do TCE, os deputados de oposição trabalharam em um relatório paralelo, pois a Comissão de Fiscalização e Orçamento da Assembleia seguiu o parecer dos conselheiros pela aprovação. Inclusive o parecer contrário às contas de Taques elaborado pelo deputado Zeca Viana (PDT) não foi lido em Plenário porque o parlamentar abriu mão de fazer a defesa na comissão.
Para votar as contas do Governo tucano, os parlamentares levaram meses já que a votação do balanço sofreu boicote até de aliados que exigiam do Governo o pagamento de emendas atrasadas. Insatisfeitos os deputados deixavam o plenário quando o presidente Eduardo Botelho colocava em pauta as contas de Taques.