Cuiabá, 23 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
23 de Setembro de 2026

02 de Fevereiro de 2018, 11h:19 - A | A

PODERES / CRISE SEM FIM

Botelho diz que Taques vai anunciar medidas para regularizar dívidas

Segundo o chefe do Legislativo, Eduardo Botelho, as medidas do governador Pedro Taques devem ser anunciadas na sessão solene de terça-feira (6), na Assembleia Legislativa.

RpMT/Reprodução

O governador Pedro Taques e o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, se reuniram na noite de quinta-feira (1º) e na manhã desta sexta-feira, no Palácio Paiaguás.

O governador Pedro Taques e o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, se reuniram na noite de quinta-feira (1º) e na manhã desta sexta-feira, no Palácio Paiaguás.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques (PSDB) deve anunciar medidas para diminuir o impacto da baixa arrecadação do Estado, como os atrasos no repasse do duodécimo dos poderes. A informação foi dada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), nesta sexta-feira (2).

“O que foi acertado é que será repassado uma parte do duodécimo para que tenhamos garantido o pagamento da folha líquida amanhã. O restante até terça-feira [6] e assim vai indo”, disse Botelho.

Os dois se reuniram na noite de quinta-feira (1º) e na manhã desta sexta-feira, junto com o presidente do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, no Palácio Paiaguás. As duas instituições rejeitaram a proposta do Executivo em retirar parte do duodécimo para pagar a dívida dolarizada do Estado junto ao Bank of America.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“A situação do Estado é muito grave e problemática. O governador mostrou isso hoje novamente para mim e para o Rui Ramos, quando estivemos com ele hoje de manhã. Então, o que foi acertado é que será repassado uma parte do duodécimo para que tenhamos garantido o pagamento da folha líquida amanhã. O restante até terça-feira [6] e assim vai indo”, disse Botelho, após a sessão de abertura do ano legislativo.

Segundo o chefe do Legislativo, as medidas de Taques devem ser anunciadas na sessão solene de terça-feira (6), na Assembleia Legislativa.

“Ele [Taques] vai tomar algumas medidas, que vai anunciar na terça-feira, possivelmente, aqui na Assembleia, para ver se consegue passar esse período de turbulência que vai até abril, maio”, comentou Botelho.

“Ele [Taques] vai tomar algumas medidas, que vai anunciar na terça-feira, possivelmente, aqui na Assembleia, para ver se consegue passar esse período de turbulência que vai até abril, maio”, comentou Botelho.

Taques já tinha dito que em março, o Executivo pagará R$ 120 milhões da dívida dolarizada e a proposta aos poderes seria de que os recursos retirados do custeio seriam devolvidos e o duodécimo regularizado a partir de maio.

“Fizemos essa proposta aos poderes, porém, Legislativo e Judiciário não aceitaram, o que é direito deles. Temos que compreender a situação dos poderes. Por outro lado, Tribunal de Contas e Ministério Público concordaram e isso faz parte da democracia. Agora vamos buscar outras soluções”, afirmou o governador, durante a semana.

Botelho disse compreender a situação pela qual passa o Estado, uma vez que não é apenas o duodécimo que está em atraso, porém afirmou que continuará brigando para defender o patrimônio da Assembleia.

“Não é só falta de repasse. Está faltando para tudo. Todo o gasto que o Estado tem com folha de pagamento, com hospitais, com segurança, com tudo, não cabe na arrecadação, essa é a realidade. Mesmo assim, não quer dizer que estamos brigados. São discussões de trabalho e não estamos rompidos. Agora, evidentemente que na hora que está faltando, cada um tem que brigar para defender seu patrimônio, que no nosso caso é a Assembleia Legislativa”, concluiu o presidente do Legislativo.

Comente esta notícia

Teka Almeida 03/02/2018

Não existe crise no Mato Grosso, estamos caminhando para 4 anos CRISE DE GESTÃO. Então agir rápido: Cortar todas as verbas indenizatórias, reduzir em 80% os exclusivamente comissionados, reduzir os secretários adjuntos, deixando apenas um por secretaria, reduzir em 80% as superintendências, coordenadorias e gerencias, reduzir em 100% os contratados que ficam no whatsapp para defender o DESgoverno, taxar os barões do agro, só ai teríamos uma economia de quase 90% ou mais do dinheiro público jogado no ralo. Depois reforma administrativa e fiscal e por ultimo a mais importante, em outubro confirmar a demissão do PT atraves do voto.

positivo
0
negativo
0

1 comentários