KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ironizou as manifestações ocorridas nesse domingo (21), nas capitais do Brasil, em especial em Mato Grosso, organizada por membros de movimentos sociais e partidos de esquerda. Para o gestor, em Cuiabá, o movimento só serviu para fazer os esquerdistas passarem vergonha e terem a certeza de que, na Capital e no Estado, partidos vinculados à esquerda “não se criam”.
“Aqui em Cuiabá, em Mato Grosso, não vingou. [...] Eu acho que eles entenderam que o estado de Mato Grosso, inclusive o CPA, pelo que eu pude ver, não caem nessa conversa fiada da esquerda. [...] Aqui no estado de Mato Grosso, a esquerda não se cria”, afirmou.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Seis deputados de Mato Grosso votam para dificultar processos contra parlamentares
Em conversa com a imprensa na manhã desta segunda-feira (22), Abilio foi indagado sobre a manifestação ter dado força à esquerda já que os manifestantes foram às ruas protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, conhecida como “PEC da Blindagem”, e contra a anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro.
“[Só se fortaleceu] em um lugar que ela já é forte porque aqui no estado de Mato Grosso só passou vergonha”, garantiu.
“Como o Wagner Moura disse lá em Salvador que lá a direita não se cria, a gente pode responder ao Wagner e à esquerda: aqui é Mato Grosso, aqui a esquerda não se cria”, acrescentou.
Leia mais - Manifestantes fazem ato contra PEC da Blindagem em Cuiabá
Na ocasião, Brunini aproveitou para reforçar que a manifestação só ganhou grandes proporções em São Paulo por conta do histórico político paulista, que já elegeu diversos representantes de partidos da esquerda, inclusive do PT. De acordo com o gestor, essa realidade está muito distante dos cuiabanos e mato-grossenses que, segundo ele, nunca elegeram e nunca vão eleger prefeito ou governador de esquerda.
“Em São Paulo sempre teve uma população que é de esquerda [...] Só que em Cuiabá, nunca teve um prefeito do PT e nunca vai ter. O estado de Mato Grosso nunca teve um governador do PT e nem vai ter. Então, assim, é como se a gente vivesse em outro país”, pontuou.
Manifestação
Em Cuiabá, membros de movimentos sociais e partidos de esquerda se reuniram na manhã deste domingo (21), na Praça Cultural do CPA 2. Cerca de 500 manifestantes caminharam por algumas ruas do bairro após concentração na feira do CPA.
O ato fez parte de uma mobilização nacional, realizada simultaneamente em diversas capitais do Brasil, com foco em barrar a “PEC da Blindagem”, proposta que garante foro privilegiado a deputados e senadores em processos criminais.
Veja vídeo:
Márcio 22/09/2025
Tá bom, só a direita se cria, hahahahaha... muito mal criada né...
Marciane 22/09/2025
O Ludio teve mais de 90 mil votos, se tivesse mais tempo de campanha, teria ganho. Se a eleição fosse hoje, depois de tanto tik tok, ludio iria ganhar. Certeza que ja tem gente arrependido de ter votado no abilio
Josi 22/09/2025
Pior cego é aquele que não quer ver, assim é o prefeito
3 comentários