facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Setembro de 2025
21 de Setembro de 2025

21 de Setembro de 2025, 17h:30 - A | A

GERAL / VENTOS DE ATÉ 60KM/H

Risco de vendaval em Cuiabá coloca Defesa Civil em alerta

Os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores

DO REPÓRTERMT



A Defesa Civil de Cuiabá está em prontidão diante do aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a ocorrência de vendaval entre domingo (21) e segunda-feira (22). O alerta, classificado como de perigo potencial, é válido até o meio-dia desta segunda e prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores. O comunicado é valído para o Sul de Mato Grosso, incluindo a capital.

Segundo o Inmet, além dos ventos, há previsão de chuvas para os próximos dias. Nesta segunda-feira (22), Cuiabá deve registrar temperaturas entre 22°C e 35°C, com muita nebulosidade, possibilidade de chuva isolada pela manhã e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e à noite. A umidade relativa do ar varia de 40% a 90%.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Já na terça-feira (23), a tendência é de continuidade das chuvas, com mínima de 21°C, máxima de 32°C e umidade entre 55% e 90%.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Alessandro Borges Ferreira, informou que equipes estão de prontidão para atender ocorrências relacionadas ao mau tempo. “Estamos com duas equipes de prontidão para dar resposta imediata. A prevenção é a melhor ferramenta, e pedimos a colaboração da população para adotar medidas simples de segurança”, disse.

Entre as orientações repassadas pelo órgão estão: reforçar telhados e árvores em quintais, manter portas e janelas bem fechadas durante tempestades, desligar aparelhos eletrônicos em caso de descargas elétricas, não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A Prefeitura de Cuiabá destacou ainda que a ação é integrada com o Corpo de Bombeiros e outras secretarias municipais para garantir resposta rápida em caso de ocorrências.

Em situações de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Comente esta notícia