APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande acompanha um caso suspeito de sarampo na cidade. Trata-se de uma criança de 9 anos que apresentou febre, manchas avermelhadas na pele, tosse e coriza. Ela permanece em isolamento até a liberação do resultado da amostra. Um laudo conclusivo do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmará ou não os diagnóstico.
Segundo a assessoria de imprensa da pasta, outros cinco casos suspeitos da doença foram descartados após análise realizada pelo Lacen.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Por meio de nota, a administração municipal disse que tem orientado as equipes de saúde para a coleta de amostras e o monitoramento contínuo dos casos, garantindo o acompanhamento adequado e a transparência das informações.
LEIA MAIS - Surto de sarampo na Bolívia acende alerta em Cuiabá
Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, a doença não afeta somente crianças e pode ser transmitida também para pessoas adultas.
Além disso, a doença pode ser prevenida por meio de vacina, a Tríplice Viral ou a Tetraviral, ambas disponibilizadas na rede pública de saúde. Inclusive, no próximo fim de semana, a Secretaria de Saúde de VG realizará uma campanha de vacinação no shopping center da cidade.
Além da imunização contra sarampo, será oferecida a possibilidade de atualização da carteira de vacinação com imunizantes contra Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Dupla Viral, Varicela, Meningo ACWY, Hepatite A, DTP, DT, HPV, DTPa e Covid-19.
Já nos dias 8, 9 e 10, ocorrerá um mutirão de vacinação no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, das 8h às 16h, para passageiros em trânsito.
Entenda a doença
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por vias respiratórias. Os sintomas mais comuns são febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse persistente, coriza, conjuntivite e pequenas manchas brancas na mucosa da boca.
Em crianças, a doença pode provocar complicações como diarreia intensa, otite, pneumonia, desnutrição e, em casos mais graves, sequelas neurológicas. Já em adolescentes e adultos, o sarampo pode evoluir para quadros severos, como encefalite, infecções respiratórias graves e, em gestantes, trazer risco de parto prematuro e até aborto espontâneo.