APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
A Prefeitura de Cuiabá emitiu novo alerta de risco de sarampo devido ao aumento de 215% no número de casos de sarampo na Bolívia no período de um mês, bem como a confirmação dos primeiros casos da doença no Tocantins.
Em junho, foram confirmados os primeiros 63 casos da doença no país vizinho. Até o dia 31 de julho, esse número havia aumentado para 199. Além disso, outros 1.458 casos suspeitos da doença são investigados. No período, não foi registrado nenhum óbito.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Já no Estado de Tocantins, a Secretaria Estadual de Saúde notificou 23 casos de sarampo até a última quinta, com 15 confirmados e oito em investigação. Os estados de Rondônia e Acre possuem casos suspeitos. Todos fazem divisa com Mato Grosso.
“Cuiabá, por estar na rota aérea e terrestre com países vizinhos e outros estados brasileiros, deve reforçar a vigilância para detectar precocemente e notificar casos suspeitos, a fim de implementar medidas de prevenção e controle eficazes e conter a propagação do vírus”, diz o alerta do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá.
O sarampo provoca febre alta e manchas vermelhas na pele, com tosse seca e irritação nos olhos, além de deixar o nariz escorrendo ou entupido.
As vacinas contra a doença, a Tríplice Viral e Tetra Viral, estão disponíveis nas unidades de saúde do município.